Concentração comum é a quantidade de soluto, em gramas, existente em 1 litro de solução. 1. (Mackenzie) Qual a concentração, em g/L, da solução obtida ao se dissolverem 4 g de cloreto de sódio em 50 cm3 de água? Alternativa correta: e) 80 g/L.
Para resolver exercícios de concentração em g/L, é comum que sejam necessárias transformações de unidades. Aqui, por exemplo, trabalharemos com a equivalência 1 cm³ = 1 ml. ... Assim, temos que a concentração em g/L dessa solução de nitrato de potássio é 198g/L.
Resposta
Volume da solução 1 = 100 mL ou 0,1 L (depois de dividir por 1000) Massa do soluto na solução 1 = 10 g. Volume da solução 2 = 100 mL ou 0,1 L (depois de dividir por 1000) Massa do soluto na solução 2 = 20 g.
Mistura de soluções de mesmo soluto
Soluto e solvente são os dois componentes de uma mistura homogênea chamada de solução química. Soluto: é a substância que se encontra dispersa no solvente. Corresponde a substância que será dissolvida e, geralmente, apresenta-se em menor quantidade na solução.
Os componentes de uma solução são o soluto e o solvente. O soluto é a substância dissolvida, já o solvente é a substância que o dissolve. As soluções químicas são misturas ou dispersões homogêneas.
Ela fica “solta” no processo de mistura até que se transforme em uma solução. No geral, os solutos estão no estado sólido. Exemplo: sal e açúcar. Solvente: é a substância que pode dissolver outras substâncias, no caso o soluto, e formar soluções homogêneas.
Resposta: Toda e qualquer substância que consegue dissolver outras. Explicação: como exemplo podemos citar a água que é considerada solvente universal.