O auge da escravidão indígena no Brasil foi no período inicial da colonização, entre os anos de 1540 e 1580. ... Um deles é que, mesmo recebendo castigos físicos, alguns índios se recusavam a trabalhar como escravos. O contato com os colonos trouxe várias doenças para os brasileiros, que adoeceram e morreram.
1755
Resposta. Resposta: Não,os indígenas não aceitaram dividir as terras onde viviam com os portugueses.
Os povos indígenas possuem cinco reivindicações:
Leia mais. 1. Questão fundiária: A principal reivindicação das lideranças indígena no Brasil, hoje, relaciona-se à demarcação de suas terras.
Entre as diversas ameaças estão a Proposta de Emenda Constitucional 215/2000 e suas propostas apensas, que têm como objetivo principal alterar os procedimentos de demarcação de Terras Indígenas, criação de Unidades de Conservação e titulação de Territórios Quilombolas.
A PEC 215/00 propõe a transferência de responsabilidades sobre a demarcação de terras indígenas do Poder Executivo para o Legislativo, desrespeitando a Constituição de 1988, cujos direitos ali expressos representam uma conquista de todo povo brasileiro.
Em alguns casos, grupos de posseiros, grileiros e fazendeiros entram em conflitos com os indígenas em torno da disputa territorial. Muitas vezes, os limites impostos pela demarcação não são respeitados, o que se configura como um grave crime, pois há invasão de uma área de proteção patrimonial.
A demarcação de terras indígenas contribui para a política de ordenamento fundiário do Governo Federal e dos Entes Federados, seja em razão da redução de conflitos pela terra, seja em razão de que os Estados e Municípios passam a ter melhores condições de cumprir com suas atribuições constitucionais de atendimento ...
A luta pela posse de terra, a incidência de doenças nas aldeias, a violência e o preconceito são alguns dos problemas enfrentados pelas diversas tribos brasileiras. A demarcação e a delimitação física de terras para usufruto dos índios estão previstas na Constituição de 1988.
A Funai é responsável pela demarcação de terras no Brasil. Esse processo de demarcar as terras é regulamentado pelo Decreto nº 1.
Funai
Suas terras são invadidas por garimpeiros, pescadores, caçadores, posseiros, fazendeiros, empresas madeireiras... Outras terras são cortadas por estradas, ferrovias, linhas de transmissão de energia ou têm partes inundadas por usinas hidrelétricas.
A maior parte das TIs concentra-se na Amazônia Legal: são 424 áreas, hectares, representando 23% do território amazônico e 98.