Outsourcing é um termo inglês muito empregado no mundo dos negócios para definir terceirização. Trata-se do processo em que uma organização contrata outra para desempenhar determinada função.
A terceirização consiste na contratação de outra empresa para realizar serviços dentro de ou para outra instituição. Esse processo é feito geralmente entre negócios nacionais, mas o outsourcing internacional é a busca de empresas estrangeiras para realizar serviços mais complexos e sofisticados.
Com a contratação de uma empresa de fora, é possível investir maior concentração para as atividades realizadas. Assim aumentando a eficiência de suas atividades. Podendo focar em tarefas que irão gerar receita. O Outsourcing ajuda em diferentes fatores que impactam na produtividade dos funcionários.
O downsizing é um processo que acontece quando existe uma redução da força de trabalho de uma empresa. O objetivo é ajustar o número de empregados de acordo com a produtividade e reduzir custos.
TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS - o tomador compra, de fornecedores especializados, resultados, que se caracterizam em volumes de serviços determinados e específicos para atender a uma atividade. TERCEIRIZAÇÃO DE MÃO-DE-OBRA: não existe a compra de atividade, mas sim a aquisição ou aluguel de horas de trabalho.
Terceirização é a contratação de serviços por meio de empresa, intermediária (interposta) entre o tomador de serviços e a mão-de-obra, mediante contrato de prestação de serviços. A relação de emprego se faz entre o trabalhador e a empresa prestadora de serviços, e não diretamente com o contratante (tomador) destes.
Vantagens e desvantagens da terceirização
A terceirização acontece quando uma empresa passa a responsabilidade da realização de algum serviço para outra organização. Em um acordo como esse, está prevista a entrega de um trabalho em que os colaboradores não têm vínculo empregatício com a empresa contratante, apenas com a contratada.
Principais benefícios da terceirização para sua empresa
5 benefícios da terceirização de serviços nas empresas
Desvantagens da terceirização
Geralmente, a empresa terceirizada ajuda a realizar um projeto que demanda alta especialização em um tempo mais curto. ... Então, concluímos que o principal objetivo da terceirização é proporcionar flexibilidade e agilidade nos processos da companhia.
A terceirização de mão de obra ocorre quando uma empresa delega a uma prestadora de serviços a realização de atividades dentro do seu processo produtivo. Ou seja, o contrato é firmado entre a empresa que solicita e a empresa que presta o serviço.
Por isso, abaixo listamos alguns dos principais itens que você deve se atentar antes de contratar uma empresa terceirizada.
E é por isso que podemos dizer que o funcionário terceirizado possui os mesmos direitos garantidos pela CLT dos que trabalham com carteira assinada. Mas afinal, quais são esses direitos? Bom, alguns deles são: férias remuneradas; 13º salário; FGTS; vale transporte; e seguro desemprego por exemplo.
Com a terceirização, há a intermediação da mão de obra pelas empresas prestadoras de serviços. De um lado, tem-se a empresa tomadora e, de outro, a prestadora. Os trabalhadores são subordinados diretamente à empresa prestadora e não à tomadora.
Desde março do ano passado, é possível contratar serviços terceirizados para atividades que façam parte do ramo de negócios da empresa. A Lei permitiu a contratação de terceiros para realizar serviços determinados e específicos dentro da empresa contratante.