Ao passo em que durante o processo de cozimento os alimentos vão se aquecendo, suas moléculas vão se modificando, fazendo com que, após determinado tempo, cheguem ao que consideramos ponto ideal de cozimento.
No líquido, as moléculas ficam mais próximas entre si do que no vapor, o que melhora a transferência de calor para o alimento. Isso ocorre devido à convecção: a água circula, pois a parte mais quente, do fundo da panela, sobe, enquanto a mais fria, de cima desce – movimento que aumenta a transmissão de calor.
Embora o pão e os bolos sejam tipicamente alimentos feitos no forno, geralmente não se usa a palavra assar para designar o seu processo de fabrico, mas sim a palavra cozer. ... A palavra assado designa, portanto, «carne assada no forno», em contraste com o estufado, que por vezes se diz «assado na panela».
A diferença entre a fritura e o grelhado é que na fritura, o alimento é imerso parcialmente ou totalmente em óleo – quando atinge uma certa temperatura, o óleo se modifica e se transforma em gordura saturada, que faz mal à saúde, como explica a nutricionista Tânia Rodrigues no vídeo acima, exclusivo para a internet.
Simples: mantenha a temperatura baixa ou média e os alimentos no forno pelo menor tempo possível. A gordura ideal para esse momento é o azeite extravirgem. Apesar do que se diz por aí, ele não passa a ser maléfico e nem perde suas gorduras boas se aquecido.