O texto narrativo é aquele que narra uma história através da sequência de fatos. A sucessão de acontecimentos é contada por um narrador que apresenta os principais elementos da narração.
Como Escrever Diálogos Realistas em Livros e Textos
6 Conselhos práticos para melhorar ao escrever diálogos
Como escrever bons diálogos: veja 4 dicas
O diálogo é uma conversa durante a qual os interlocutores, interagindo um com o outro (dialogein[1] em grego), trocam argumentos com vistas a chegar a um acordo fundamentado.
adjetivo Que cumpre as regras com rigor, polidez; cerimonioso: estilo formal. Característicos de eventos solenes; em que há pompa: traje formal. Que segue protocolos, as solenidades; solene: colóquio formal. Que respeita leis em vigor ou se adapta às normas estabelecidas.
A linguagem formal, também chamada de "culta" está pautada no uso correto das normas gramaticais bem como na boa pronúncia das palavras. Já a linguagem informal ou coloquial representa a linguagem cotidiana, ou seja, trata-se de uma linguagem espontânea, regionalista e despreocupada com as normas gramaticais.
A linguagem informal é utilizada em situações mais descontraídas, quando existe uma familiaridade entre os interlocutores. Nela, não é necessário o uso da norma culta, sendo comum o uso de gírias e coloquialismos.
Já as frases informais são aquelas registradas em linguagem informal, ou seja, que usam um registro "popular" da linguagem, sem emprego de pronomes de tratamento específico. Podem ou não conter gírias, regionalismos e outros tipos de usos "não-normativos" da gramática.
adjetivo Que não é formal; que não apresenta formalidades, regras, cerimônias, convenções ou etiquetas: texto informal; roupa informal.
A norma culta é o conjunto de regras e padrões linguísticos usados por falantes com alto nível de escolaridade. Considerada a variedade linguística de maior prestígio, é utilizada em documentos oficiais, artigos científicos, trabalhos acadêmicos, documento jurídicos,..
Brinque com as palavras em sua poesia. Use regionalismos em seus diálogos. Seja sincero na maneira de se expressar. E siga a norma culta quando isso for ajudar na compreensão.
A linguagem culta é aquela que segue o estipulado pelos dicionários e manuais de gramática. Nela as palavras devem ser articuladas corretamente, evitando-se abreviações e vícios de linguagem. Além disso, as concordâncias verbais e nominais devem ser feitas da maneira certa, não havendo espaço para adaptações e gírias.