Os verticilos florais ou órgãos florais, são folhas modificadas com disposição geralmente cíclica e inseridas na extremidade do pedúnculo floral (tálano, toro, hipanto ou receptáculo). Com função protetora temos o cálice e com função reprodutora o androceu e gineceu ou pistilo.
Uma flor completa apresenta as seguintes estruturas: Estame: estrutura masculina da flor onde localizam-se o filete e a antera. Carpelo: estrutura feminina da flor, formada pelo estigma, estilete e ovário. Pétalas: folhas modificadas e coloridas com a função de atrair os polinizadores.
A maioria das flores apresenta quatro verticilos florais (cálice, corola, androceu e gineceu) e, por isso, são chamadas de flores completas. Mas há outras flores que possuem um ou mais verticilos ausentes e, por isso, são chamadas de flores incompletas.
O conjunto de estames da flor é denominado de androceu. Estames são apêndices da flor que produzem micrósporos, que, por sua vez, desenvolvem grãos de pólen. A sua principal função é a produção de pólen, no entanto, em algumas espécies, alguns estames diferenciam-se em nectários para atrair insetos.
Os verticilos estéreis ou acessórios são: o cálice e a corola, formados respectivamente pelas sépalas e pétalas. As flores são caracterizadas pelo número de peças de cada verticilo, pois este número costuma ser constante. ... Estas flores são chamadas trímeras (fig.
Em relação ao número de peças florais (sépalas, pétalas, estames e carpelos) presentes em cada verticilo: Trímeras: apresentam as peças em número de três ou seus múltiplos; Tetrâmeras: apresentam as peças em número de quatro ou seus múltiplos; Pentâmeras: apresentam as peças em número de cinco ou seus múltiplos.
A polinização é a transferência de grãos de pólen das anteras de uma flor para o estigma (parte do aparelho reprodutor feminino) da mesma flor ou de uma outra flor da mesma espécie. As anteras são os órgãos masculinos da flor e o pólen é a gameta masculino.
Essas peças florais são folhas modificadas que estão especializadas nas funções de reprodução e de proteção. De fora para dentro de uma flor típica de angiosperma podem ser encontradas peças estéreis, com função de proteção, e que são compostas por sépalas e pétalas.
Significado de Pétala substantivo feminino [Botânica] Cada uma das peças florais, comumente coloridas e sedosas, cujo conjunto forma a corola das flores, e que envolvem imediatamente os estames.
Monóclinas ou Hermafroditas: possuem os dois sexos, androceu e gineceu. Ex.: cravo, laranjeira. Díclina ou Unissexuada: possui apenas androceu ou gineceu. ... Estéreis: não possuem androceu ou gineceu, ou se apresentam, mas não são férteis.
substantivo feminino [Botânica] Verticilo das flores composto pelas pétalas, situado à volta dos estames e do pistilo. Etimologia (origem da palavra corola). Do latim corolla.