A Gestão Pública tem um campo bem abrangente, que compreende setores de saúde, segurança, finanças, artes, educação, assistência social e muitos outros. Se você tem vontade de trabalhar no setor público, fique ligado: tem muitas oportunidades rolando, às vezes em áreas que muita gente nem imagina!
O gestor público é o profissional responsável por planejar e gerenciar as organizações públicas (nas esferas Municipal, Estadual e Federal), as organizações não governamentais, além de desenvolver projetos de empresas privadas realizados em parceria com o poder público.
Outro ponto muito importante são as habilidades que o gestor público precisa dominar: liderança, comunicação, capacidade de negociação, planejamento, visão empreendedora e estratégica, gestão do tempo, gestão de pessoas e inteligência emocional.
Moreira, et al (1997) apontam as mais diversas qualidades pessoais que determinam um líder. Entre essas características, merecem destaque: espírito democrático; entusiasmo pelo trabalho em equipe e dedicação; sentido de objetivo e direção; habilidade em inspirar confiança e competência técnica.
Administração de Conflitos e Comunicação Por isso, disciplinas de negociação, gestão de conflitos e relacionamentos, comunicação empresarial e formação ética e sociocultural fazem parte do curso de Gestão Pública. Você vai aprender diversas técnicas de comunicação e negociação para melhorar o trabalho da equipe.
Os cinco princípios básicos da Administração Pública estão presentes no artigo 37 da Constituição Federal de 1988 e condicionam o padrão que as organizações administrativas devem seguir. São eles: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
Resumo sobre os princípios fundamentais Estado Democrático de Direito, Soberania Popular, Soberania, Cidadania, Dignidade da Pessoa Humana, Valorização do Trabalho, Livre iniciativa e Pluralismo Político.