Malhação, crossfit e treino funcional são termos que fazem parte do vocabulário de quem sabe a importância da atividade física para ter mais saúde e bem-estar.
A hipertrofia é o treino para ganho de massa magra, visando o crescimento muscular. Portanto, o principal objetivo é aumentar a massa e o diâmetro dos músculos. Já a definição muscular consiste em um treino para evidenciá-los, portanto, foca em emagrecimento e no crescimento muscular.
Um treino para definição muscular que serve como uma luva nesta situação é o bom e velho ABC, feito apenas três vezes na semana. Desta forma será possível treinar o corpo inteiro e ter o tempo necessário para recuperação de cada músculo ao mesmo tempo que permite um intervalo importante entre cada sessão.
Para isso, é preciso diminuir o percentual de gordura. Um músculo definido é aquele que não possui gordura considerável entre ele e a pele, fazendo com que seja possível notar seu contorno. Por isso, o treino para definição muscular consiste em reduzir a quantidade de gordura local.
O tempo que a pessoa leva para ganhar massa muscular fazendo atividade física anaeróbica, como a musculação por exemplo, é de aproximadamente 6 meses. No entanto, a hipertrofia muscular pode começar a ser percebida ao fim de algumas semanas ou meses dependendo das características físicas e genéticas de cada pessoa.
Gelo ou água gelada Se você sentir uma fisgada, aplicar gelo imediatamente evita a formação de um edema mais grave, amenizando a dor muscular após a academia. No dia seguinte, a imersão por 15 a 20 minutos em água gelada (crioterapia) promove a vasoconstrição e também alivia o incômodo.