O Romantismo possui três fases: indianismo, ultrarromantismo e geração social.
A Terceira Geração do Romantismo no Brasil foi marcada por um forte sentimento de liberdade e igualdade. Não pare agora... ... É possível notar que, diferentemente das gerações anteriores, Castro Alves corporifica mais o amor, dando-lhe um toque de erotismo ao descrever seu desejo de estar junto com o ser amado.
A Terceira Geração Romântica no Brasil é o período que corresponde de 1870 a 1880. Conhecida como "Geração Condoreira", uma vez que esteve marcada pela liberdade e uma visão mais ampla, características da ave que habita a Cordilheira dos Andes: Condor.
O Condoreirismo, importante corrente literária que marcou a terceira geração da poesia romântica no Brasil, teve como principal representante o poeta Castro Alves, cujo engajamento na poesia social lhe rendeu a alcunha de “poeta dos escravos”.
A segunda geração romântica no Brasil é o período que corresponde de 1853 a 1869. Denominada “Ultrarromântica” ou a Geração “Mal do Século” os principais temas dessa fase são: morte, amor não correspondido, tédio, insatisfação, pessimismo. ... Por isso, essa geração ficou conhecida também por “Geração Byroniana”.
A publicação do livro Poesias, de Álvares de Azevedo, em 1853, é considerada por parte da crítica como marco inicial da segunda geração do Romantismo no Brasil. Essa geração, cujos maiores expoentes são Álvares de Azevedo, Fagundes Varela e Casimiro de Abreu, tem a marca do ultra-romantismo.
Geração de artistas atormentados, que frequentemente morriam ainda jovens, voltada para o intimismo, tédio e melancolia. ... Marcada por um negativismo boêmio e um subjetivismo pessimista tem como temas principais o amor e morte que definem o estilo da criação.
Subjetivismo. O romancista trata dos assuntos de forma pessoal, de acordo com sua opinião sobre o mundo. O subjetivismo pode ser notado através do uso de verbos na primeira pessoa. Trata-se sempre de uma opinião parcelada, dada por um indivíduo que baseia sua perspectiva naquilo que as suas sensações captam.
Segue os principais escritores da primeira geração romântica no Brasil:
A primeira geração do Romantismo brasileiro tem como principal autor Gonçalves Dias, que escreveu poemas célebres como “I-Juca Pirama”, “Canção do exílio”, “Leito de folha verdes” ou ainda “Marabá”.
É importante lembrar que diferente da poesia romântica que se divide em gerações, a prosa se divide em núcleos temáticos. São eles: romance indianista, romance urbano, histórico e regionalista.
A prosa romântica tinha o objetivo de redescobrir o país, voltando a tona e reconhecendo todos os lugares que o constituíam, não só celebrando um aspecto nacional, como por exemplo, a poesia fazia. Era freqüente o comparecimento do flashback, um regresso ao passado para esclarecer um acontecimento presente.
A prosa romântica no Brasil foi manifestada em Romance Indianista, Romance Urbano e Romance Nacionalista. As obras relatavam o comportamento social da época exaltando as peculiaridades da cultura nacional.
Temos quatro tipos de romances no movimento: o indianista, histórico, regional e urbano e era bem comum que os escritores da prosa do período caminhassem entre os vários tipos.
A produção literária do romantismo se desenvolveu na poesia e na prosa (contos, novelas, romances e obras de teatro)....As principais figuras de linguagem utilizada pelos escritores românticos são: