Quanto ao tipo, existem três básicos, a marcação individual, por zona e mista. Na marcação individual, também conhecida por “homem a homem”, cada jogador da defesa tem sob sua responsabilidade um adversário predeterminado para marcar.
Marcação Mista: É a união dos dois sistemas de marcação, marcação por zona e individual. É aplicada quando a equipe adversária tem um jogador que desequilibra a partida. Desta forma, realiza-se marcação individual neste jogador e marcação por zona ao restante da equipe.
Posicione-se entre seu adversário e a cesta. Use um dos seus pés para orientar o movimento dele. Você tem de estar a mais ou menos um braço de distância do oponente. Deixe uma mão baixa seguindo a bola para que o drible seja bloqueado e uma mão alta para bloquear o arremesso ou o passe.
A marcação individual no Futsal é o popular “cada um, marca um” ou “homem a homem”, ou seja, cada jogador será responsável por marcar um jogador adversário específico da equipe adversária, em qualquer lugar da quadra por onde ele se movimentar.
A terceira linha defensiva do Futsal ou linha 3 é a marcação meia quadra, pois nesse posicionamento defensivo a equipe se posiciona no meio da quadra, deixando os adversários sem marcação em sua quadra defensiva, porém quando o adversário entra na quadra de ataque, sofrem forte marcação.
Resposta. A marcação meia pressão no futsal é o mesmo que o "TERMO" usado meia quadra, é uma forma tática de recuar o time e ficar marcando a passagem de cada jogador sem avançar na bola, assim quanto mais vão marcando, o time adversário fica sem opção de jogo e, muitas vezes acabam perdendo a posse de bola.
Uma equipe pode subir com muitos jogadores (aumentar o nível de exposição), e promover o encaixe de marcação individual, para sufocar o portador da bola. Ainda, a equipe pode adotar técnicas para marcar um número maior de adversário, com menos jogadores.
A segunda linha defensiva ou linha 2 é a marcação meia pressão no Futsal. Nessa posicionamento defensivo o goleiro tem um pouco mais de espaço para a saída de bola, porém, assim que a bola é dominada por um jogador adversário, a equipe avança para primeira linha de defesa, aumentando a pressão na marcação.
Resposta: marcação individual é quando o jogador do time da defesa marca homem a homem isto é cada jogador do time defensor marca um jogador do time adversário sendo que os principais fatores para se levar em conta são a posição e/ou a altura do do jogador.
As linhas de marcação são linhas imaginárias que determinamos dentro da quadra e que serve como referência para que possamos orientar os nossos atletas com relação à postura e posicionamento. No futsal, podemos delimitar a quadra em quatro linhas.
Marcação individual Aquela na qual cada jogador marca um adversário, sem se preocupar com o posicionamento da quadra. Cada um fica responsável por marcar alguém e terá que acompanhá-lo por toda quadra, mesmo que ele não esteja com a bola. ... Ou seja, não se marca adversário que está sem a bola.
Atualmente uma equipe de futsal se compõe de 5 (cinco) posições; pivô, fixo, ala direita, ala esquerda e goleiro, cada qual com uma particularidade física para sua posição.
facilita a cobertura e a recuperação no caso do drible; menor desgaste físico dos defensores; proporciona boas possibilidades de contra-ataques; dificulta a “bola nas costas” e fecha bem o meio da quadra.
A partida de futsal é composta por dois períodos de 20 minutos, com um intervalo de 10 minutos. O cronômetro é parado sempre que o jogo é interrompido, gerando um aumento de 75 a 80% no tempo total da partida (BARBERO- ALVAREZ et al., 2008).
Resposta. em 40 minutos (2 tempos de 20 minutos) de bola em jogo.
Cada partida de futebol tem dois tempos de 45 minutos, salvo acordo anterior ao contrário. O juiz tem de acrescentar a cada um dos períodos de 45 minutos o tempo perdido decorrente de substituições, lesões e cobranças de faltas.
As partidas de futebol são divididas em dois tempos de 45 minutos, com intervalos de 15 minutos entre primeiro e segundo tempo.