Significado de Vasculhar verbo transitivo Varrer com vasculho. Pesquisar minuciosamente; esquadrinhar: vasculhar a casa.
Significado de Averiguar verbo transitivo direto Realizar um exame rigoroso; investigar minuciosamente; verificar: o policial está averiguando as razões do delito. Obter conclusões através de pesquisa; certificar-se: averiguou que o produto estava acima do preço.
substantivo masculino Ação que busca iludir alguém, geralmente falando de criar ilusões nos espectadores; mágica, prestidigitação: truque de mágica.
Significado de Entediado adjetivo Que sente ou apresenta tédio, aborrecimento; enfadado, aborrecido, enfastiado: já estava entediado com aquele discurso mentiroso. Que está repleto de aborrecimento; cheio de desânimo; desanimado, aborrecido: aspecto entediado. Etimologia (origem da palavra entediado).
substantivo feminino Grupo de teatro, de palhaços, de bailarinos, de atores; reunião de pessoas que atuam conjuntamente: a trupe teatral; trupe de dança. [Pejorativo] Corja; reunião de criminosos; grupo de pessoas que prejudicam outras. Etimologia (origem da palavra trupe). Do francês troupe.
Significado de Saltimbanco substantivo masculino Histrião que exibe suas habilidades na via pública ou nas feiras, em geral em um estrado; farsante, pelotiqueiro. [Figurado] Indivíduo indigno de confiança ou consideração.
O grupo, quase em sua totalidade da Escola Nacional de Circo, mistura teatro e dança, com o humor de palhaços em números acrobáticos, realizando sempre criações coletivas para as quais convidam profissionais da dança ou do teatro para a função de coreógrafo ou diretor.
Exemplo: Todos queriam ver a atuação da trupe circense. Conjunto de criminosos ou malfeitores: 2 corja, bando, cambada, escumalha, ralé, quadrilha, gentalha, súcia, récua, farândola, caterva, cáfila, escória, malta, matula, plebe.
Atividades circenses. ... A expressividade nesse trabalho compreende as brincadeiras cantadas, as atividades circenses, ginastica e danças, por envolver ritmos, criações, comunicação pelo movimento e relações intra e interpessoal, são aqui entendidas como manifestações corporais expressivas.
De acordo com Duprat, Calça e Bortoleto (2007), as atividades circenses podem ser divididas, conforme o critério das ações motoras gerais envolvidas, em acrobacias, manipulações, equilíbrios e encenações.
Segundo Soares (1998) as Atividades Circenses se relacionam com a ginástica geral, no entanto, como apresenta Duprat e Bortoleto (2007) o grande diferencial das Atividades Circenses é o seu caráter lúdico, logo os alunos podem adquirir conhecimentos sobre essa cultura e desenvolvimento motor, com descontração e ...
As atividades circenses:
Esses jogos têm o objetivo de despertar a motivação na prática da atividade circense, desenvolvendo autonomia, confiança, prazer e sociabilização. Possibilitar o reconhecimento do circo como uma prática artística corporal, recreativa e inclusiva de grande valia aos praticantes.
O circo tem um papel importante como disseminador de cultura. Importante elemento para construção imaginário infantil, a arte circense já inspirou diversos artistas e escritores, como Monteiro Lobato, que construiu histórias infantis inspiradas no universo circense.
As pessoas tinham menos opções de diversões e o circo era mais presente nas grandes cidades. ... A grande importância do circo para o Brasil como um todo é que ele vai a qualquer lugar, nos lugares mais esquecidos, nos quais é normalmente a única forma de entretenimento ao vivo que se tem.
Circo: Genuína forma de arte e expressão cultural Por sua natureza, o circo alcança o que outras formas de arte lutam para fazer: atrai 'novas audiências'. ... A importância das artes circenses é reconhecida por muitos órgãos governamentais.
Tanto é que a palavra circo tem origem etimológica do latim circus, que significa "círculo" ou "anel". O termo remete às arenas romanas, lugares onde se praticavam esportes e lutas. O primeiro grande circo que se tem conhecimento foi o Circus Maximus, construído por volta do século IV a.C. durante a Roma Antiga.
Dos chineses aos gregos, dos egípcios aos indianos, quase todas as civilizações antigas já praticavam algum tipo de arte circense há pelo menos 4 000 anos – mas o circo como o conhecemos hoje só começou a tomar forma durante o Império Romano.
O circo que conhecemos, feito de lonas e que viaja por diversas cidades com palhaços, acrobatas e muita alegria, surgiu em Londres, na Inglaterra, em 1768. Nesse ano, o sargento da cavalaria inglesa Philiph Astley decidiu mostrar suas habilidades sobre o cavalo em apresentações públicas.
O circo chegou ao Brasil por volta de 1830, e aqui se adaptou às condições locais, tornando-se uma das mais importantes manifestações das artes cênicas, por meio das famílias vindas da Europa. Essas famílias se manifestavam em apresentações teatrais.
Piolin
Sinopse: Água, Terra, Fogo e Ar, serão representados pela arte milenar do circo, trazendo para a apresentação das crianças e adolescentes os quatro elementos que nos fazem sobreviver neste planeta, porém parecem esquecidos pelo mundo moderno.
Para tal finalidade, diante do público, os cristãos eram jogados aos leões. Nesse contexto, as apresentações dos artistas ocorreram em praças, feiras, entradas de igrejas. No século XVIII, grupos de saltimbancos realizavam números na França, Espanha, Inglaterra. Eles mostraram habilidades de combates e equitação.
Esta arte que encanta crianças e adultos surgiu no Brasil no século XIX, com famílias vindas da Europa. Estas famílias se manifestavam em apresentações teatrais. Os ciganos, vindos também da Europa, apresentavam-se ao público, desmostrando habilidades como doma de urso e cavalos e ilusionismo.
CABARETIER. Aquele que anuncia o espetáculo; mestre de pista; apresentador.
A origem do ilusionismo data de 2.