Massas de ar são grandes volumes de ar com característica “homogêneas”, em relação à temperatura e vapor de água. A circulação geral dá origem às massas de ar e provoca também seu deslocamento, além disso suas características estão diretamente vinculadas com sua localização ou região de origem.
O vento é a deslocação de gases atmosféricos em grande escala causada por diferenças na pressão atmosférica. Quando uma região da Terra aquece, a pressão atmosférica nessa região diminui e o ar eleva-se.
A circulação atmosférica ocorre em razão do desequilíbrio da radiação recebida pela Terra ao longo de sua extensão. ... O ar frio é mais pesado e, por isso, tende a descer e provocar uma pressão maior, enquanto o ar quente tende a subir e diminuir a pressão da atmosfera.
A circulação atmosférica global opera graças às diferenças de pressão e temperatura, bem como se organiza em células de deslocamento de ar. A Circulação Atmosférica é o processo de movimentação do ar ou das massas de ar, ocasionado pelas diferenças de pressão e temperatura existentes na atmosfera terrestre.
É o movimento do ar ou das massas de ar, ocasionado pelas diferenças de pressão e temperatura que existem na atmosfera terrestre.
As células de Hadley estendem-se desde o equador até latitudes de aproximadamente 30º, em ambos os hemisférios. Este calor é transportado em um movimento celular, com o ar ascendendo por convecção nas regiões equatoriais e deslocando-se até as latitudes superiores, pelas camadas atmosféricas mais altas.
Por que as células polares da circulação atmosférica têm ar mais frio do que células de Hadley? ... Pois as células polares são formadas nós polos e nas proximidades, mas as células de hadley são formadas em regiões tropicais, sub-tropicais e equatorianos.
O ar quente é menos denso e por isso acaba subindo, enquanto que o ar frio, por ser mais "pesado", desce. As massas e ar frio e ar quente estão em constante movimentação em função da pressão atmosférica, que dá continuidade aos movimentos e intensificação ou não da velocidade das massas de ar no planeta.
Classificados como horizontais ou verticais (ascendentes ou descendentes), os ventos se formam pelas diferenças de pressão e temperatura entre as camadas do ar. ... Os ventos verticais também se formam quando a camada de ar quente próxima ao solo sobe (por ser mais leve), substituída por outra fria, que desce.