EQST

Quais So Os Tipos De Citologia Que Existe?

Quais são os tipos de Citologia que existe?

Alguns dos principais tipos de citologia são os realizados na punção aspirativa de nódulos da tireoide ou da mama, como também no exame de papanicolau ou no aspirado de secreções respiratórias, por exemplo.

O que é o exame de citologia oncótica?

O exame de citologia oncótica conhecido também por exame preventivo do colo do útero, papanicolau ou PapTest, é, no Brasil, a principal estratégia escolhida para o rastreamento precoce do câncer de colo de útero e doenças sexualmente transmissíveis.

Qual o objetivo do exame de citologia oncótica?

É uma maneira de examinar células coletadas do colo do útero. O objetivo principal do exame é detectar o câncer de colo de útero em estágio precoce ou anormalidades nas células que podem estar associadas ao desenvolvimento deste tipo de tumor.

Como se faz o exame de citologia Oncotica?

Citologia ou Colpocitologia Oncótica, como também é chamado, o exame é simples e eficiente. É feita a coleta de material do colo do útero com uma “colher de raspagem”, o que é rápido e indolor, pode causar certo incomodo, porém é pouco.

Como ler um exame de citologia?

Os resultados do exame de Papanicolau são liberados pelo laboratório de acordo com as características das células observadas no microscópio, podendo ser:

  1. Classe I: o colo do útero está normal e saudável;
  2. Classe II: presença de alterações benignas nas células, que normalmente são causadas por inflamação vaginal;

O que o exame de Papanicolau detecta?

O exame consiste em coletar células do colo do útero e diagnosticar lesões ou alterações presentes no órgão que podem indicar o Papilomavírus Humano (HPV), que é o maior causador do câncer de colo de útero.

Tem outro tipo de exame que substitui o papanicolau?

O exame de Papanicolaou, realizado preventivamente pelas mulheres na consulta ginecológica, foi substituído agora pelo teste de HPV (Papiloma Vírus Humano) na rede pública de saúde de Indaiatuba, interior de São Paulo, e poderá se tornar um modelo de sucesso a outros municípios brasileiros.

Qual a diferença entre colposcopia e colpocitologia oncótica?

A vulvoscopia se limita a uma observação externa, não se coloca espéculo dentro da vagina e não se introduz nenhum aparelho. A colposcopia é o exame que vai avaliar mais especificamente o colo do útero e a vagina para investigar se tem alguma lesão suspeita de infecção viral (HPV).

Porque fazer colposcopia com biópsia?

A colposcopia com biópsia é realizada sempre que existe uma alteração no exame que seja sugestiva ou suspeita de se tratar de uma lesão maligna ou pré-maligna. Nestes casos, a área anormal do colo do útero é biopsada, sob visualização colposcópica.