Monte Caburai
Parque Nacional do Monte Roraima
Diferentemente do que quase todo mundo pensa, o Brasil não vai do Oiapoque ao Chuí – mas do Caburaí, no estado de Roraima, ao Chuí, no Rio Grande do Sul. O verdadeiro extremo norte fica na divisa entre o Brasil e a Guiana, no alto do monte Caburaí (1 456 metros).
A serra da Contamana é uma cordilheira rochosa que se localiza na fronteira do Acre (Brasil) com Ucayali (Peru) com altitudes médias de 609 metros. Este é considerado o ponto mais ocidental do Brasil.
Urupema
estado do Acre
Santa Catarina
Na extensão longitudinal, os pontos extremos do Brasil localizam-se a oeste, no Acre, na Serra da Contamana, na nascente do Rio Moa; e a leste, na Ponta do Seixas, em João Pessoa, na Paraíba. A distância entre esses pontos extremos de leste a oeste é de 4.
Resposta. O Brasil possui os pontos extremos localizados ao norte, no Monte Caburaí, na nascente do rio Ailã, em Roraima; e, ao sul, no Arroio do Chuí, no Rio Grande do Sul.
Os Pontos Cardeais (N=Norte/North, S=Sul/South, E ou L=Leste/East, O=Oeste/West) são utilizados para orientar as indicações das coordenadas geográficas, para as quais se convencionou uma letra e um número, divididos por graduação (graus, minutos e segundos).
Serra do Caburaí
Esta é uma questão que depende do contexto, de modo que tanto ponto extremo norte - o Oiapoque - quanto o ponto extremo sul,o Chuí, são mais fáceis ou mais difíceis a depender do ponto de referência, do mesmo modo como os pontos extremos leste - Ponta do Seixas - como o ponto extremo oeste - a nascente do Rio Moá.
Os marcos naturais que identificam os pontos extremos do território brasileiro são: a nascente do Rio Ailã, o Arroio Chuí, a nascente do Rio Moa e a Ponta do Seixas. Norte: temos como marco natural a nascente do Rio Ailã, que nasce no monte Caburaí, localizado no município de Uiramutã no estado de Roraima.
Além da vasta área, o Brasil apresenta grande extensão latitudinal (de leste a oeste) e longitudinal (de norte a sul).
O território brasileiro apresenta grande extensão latitudinal (de norte a sul) e longitudinal (de leste a oeste). Além da grande extensão latitudinal, o Brasil também se apresenta extenso no sentido leste-oeste (longitudinal). ...
Ele é considerado latitudenal devido a sua extensão norte-sul, que é muito grande. Isso influencia diretamente na paisagem, pois o clima do mundo também é dividido de maneira principalmente latitudinal, e o Brasil ocupa mais de uma faixa de latitude, possuindo assim climas diferentes que geram paisagens diferentes.
O território brasileiro está localizado, quase em sua totalidade, mais precisamente 93% do território, no Hemisfério Sul, ocupando apenas 7% do Hemisfério Norte. O país está estabelecido no ocidente, ou seja, a oeste do meridiano de Greenwich; além disso, é cortado ao norte pelo paralelo do Equador.
hemisfério norte