Uma boa técnica para curar a escoliose são os exercícios de correção postural através do RPG, que é a Reeducação Postural Global. Esta técnica utiliza várias posturas e exercícios isométricos que visam realinhar a coluna trazendo grandes benefícios para a diminuição da escoliose e das dores nas costas.
Ao deitar-se em uma rede de dormir, o balanço da mesma alivia a pressão da sua coluna. Além disso, envolve o seu sistema vestibular. Esse sistema é o responsável pela detecção de movimentos do corpo que contribui para a manutenção do equilíbrio.
A dor nas costas (lombalgia) é um dos sintomas mais relacionados à escoliose degenerativa. A curvatura da coluna causa desconforto constante por ter alterado toda a anatomia das articulações e dos músculos.
Um dos sinais mais comuns de escoliose é um ombro prominente, geralmente o ombro direito. Outros sinais incluem ombros irregulares e a pelve sendo de um lado e superior m um lado do outro. O teste de reconhecimento precoce em casa.
ESPONDILOSE COM RADICULOPATIA (CID M 47.
A espondilose ou artrose na coluna é uma alteração degenerativa da coluna vertebral, consequência do progressivo envelhecimento das estruturas que a constituem. É extremamente frequente, e pese embora na maioria dos casos não se trate de uma situação grave, pode ser causa de dor e incapacidade importantes.
Espondilose é termo genérico para desgastes na coluna. Espondilose pode ocorrer em qualquer parte da coluna (cervical, torácica ou lombar) sendo discos e articulações os locais mais frequentes. Regiões anatômicas da coluna: cervical, dorsal e lombar.
Espondilopatias é um termo geral para designar doenças das vértebras. Exemplos incluem a Espondilite anquilosante e a Espondilose.
As espondilopatias degenerativas ("desgaste" na coluna) são condições próprias do processo natural de envelhecimento (acentuando-se a partir dos 35 anos), mas podem ser aceleradas com o uso inadequado da coluna nas atividades de vida diária e na prática de esportes de impacto.
A espondilose lombar é a doença reumática mais incidente em todo o mundo. É um problema causado pelos desgastes dos discos da coluna vertebral, fazendo com o que espaço entre as vértebras ocasionando assim o que é comumente chamado de “bico-de-papagaio”.
O que causa Algumas das possíveis causas da espondiloartrose lombar são o traumatismo, como cair sentado no chão ou um acidente automobilístico, mas ela também pode ser causada pelo desgaste natural da articulação, devido a idade, osteoporose ou história familiar.
Na espondiloartrose, o disco intervertebral pode ficar deformado causando uma hérnia de disco. Além disso, os ligamentos da coluna ficam frouxos, gerando sintomas típicos da doença que incluem dor, intensificada com movimentos.