EQST

O Que Ocorreu Com A Expresso Martima?

O que ocorreu com a expressão marítima?

Com a expansão marítima, ou seja, o início da colonização das Américas por parte de países europeus, em especial Espanha, Inglaterra e Portugal, o mundo passou por uma série de mudanças. ... No Brasil a principal consequência foi o início da colonização assim como o desaparecimento de uma série de culturas nativas.

Quais são as principais características da expansão marítima?

Etapas da expansão A expansão marítima portuguesa interessava à Monarquia, que buscava seu fortalecimento; à nobreza, interessada em conquista de terras; e à Igreja Católica e a possibilidade de cristianizar outros povos e a burguesia mercantil, desejosa de ampliar seus lucros.

O que favoreceu a expansão marítima portuguesa?

O pioneirismo marítimo de Portugal A formação da monarquia portuguesa com a Revolução de Avis, em 1385, e a aliança política com o grupo mercantil interessado no comércio marítimo, possibilitou com que o país fosse pioneiro na expansão marítima europeia.

Quando ocorreu a expansão marítima portuguesa?

1500

Em que ano foi a expansão marítima espanhola?

1492

Qual foi a razão do pioneirismo português?

(Mackenzie-SP) As razões do pioneirismo português na expansão marítima dos séculos XV e XVI foram: a invasão da península Ibérica pelos árabes e a conquista de Calicute pelos turcos. a assinatura do Tratado de Tordesilhas por Portugal e pelos demais países europeus.

O que é o pioneirismo português?

O pioneirismo português nas grandes navegações marítimas - que culminaram nas descobertas de novas terras, na expansão do comércio e na propagação da fé cristã - se iniciou em 1385, data da subida ao trono de dom João 1º, conhecido como Mestre de Avis. O reinado de dom João inaugurou em Portugal a dinastia de Avis.

Que interesses além do comércio podem explicar a expansão marítima portuguesa?

Além disso, fatores importantes também era a busca por escravos, incorporação de novos territórios, bem como de recursos minerais, vegetais e animais desses locais. Buscava-se, ainda, aumentar o número de súditos para os reis e de mais fiéis para a Igreja.

Como se explica o pioneirismo de Portugal?

O pioneirismo português foi resultado de condições políticas, comerciais e geográficas específicas. Com o tempo, outros países da Europa, como Espanha, também se lançaram à exploração do Oceano Atlântico. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que melhor explica o pioneirismo luso nas navegações e a posição geográfica de Portugal?

07. Sobre as Navegações e os Descobrimentos, assinale a alternativa falsa: ... c) O que melhor explica o pioneirismo luso nas navegações é a posição geográfica de Portugal. d) A Espanha retardou a sua participação na Expansão Marítima porque estava ainda em luta com os mouros e em processo de unificação política.

O que melhor explica o pioneirismo luso nas navegações?

A estabilidade política, derivada do apoio da nobreza e do pioneirismo português como estado moderno na Europa; a localização (com amplo acesso ao Oceano Atlântico); A capacidade de sua marinha, com navegadores experientes (Escola de Sagres) e o apoio dos comerciantes enriquecidos pelo comércio na Europa e interessados ...

Qual o objetivo de Portugal com os investimentos em navegação?

Os portugueses buscavam recursos das índias, só que o domínio do mar mediterrâneo estava sob controle dos árabes (se não me engano) , com isso Portugal precisava contornar a África para chegar nas índias, assim começaram os investimentos em tecnologia para navegação, e surgiu a Escola de Sagres, a qual era destinada a ...

Qual das alternativas abaixo explica o pioneirismo de Portugal?

Resposta. Resposta: Alternativa C. A posição geográfica era extremamente favorável, já que Portugal se localizava no litoral, e apesar de não serem os mais ricos da Europa, eram também detentores do conhecimento necessário e investiram muito para conseguir realizar as Grandes Navegações.

Porque Portugal foi pioneiro nas grandes navegações Brainly?

Resposta: Portugal foi o pioneiro nas navegações dos séculos XV e XVI devido a uma série de condições encontradas neste país ibérico. ... Neste país também houve a preocupação com os estudos náuticos, pois os portugueses chegaram a criar até mesmo uma centro de estudos: A Escola de Sagres.