A classificação biológica ou taxonomia é um sistema que organiza os seres vivos em categorias, agrupando-os de acordo com suas características comuns, bem como por suas relações de parentesco evolutivo. É usada a nomenclatura científica que facilita a identificação dos organismos em qualquer parte do mundo.
Reino Animal: vertebrados São, portanto, divididos em cinco classes: peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.
Filo (em latim: phylum; em grego: Φῦλον; plural: Φῦλα: phyla), é um taxon usado na classificação cientifica dos seres vivos. ... Assim sendo, na classificação de plantas (reino Metaphyta), os filos subdividem-se, normalmente, em Classes, pelo que o termo divisão pode ser substituído pelo termo filo.
O reino animal é dividido em diversos filos. Os principais são: poríferos, cnidários, platelmintos, nematódeos ou nematelmintos, anelídeos, equinodermos, moluscos, artrópodes e cordados.
Filos do Reino animalia, póriferos, celenterados, platelmindos, asquelmintos, anelídeos, moluscos, artrópodes, aracnídeos, equinodermos.
quanto à simetria,organize os filo em três grupos: assimétricos, de simetria radial e de simetria bilateral.
Esse grupo é representado pelos cnidários e equinodermos adultos. A simetria bilateral é aquela em que o animal apresenta duas partes semelhantes, sendo dividido apenas por um único plano de simetria.
A simetria perfeita ocorre quando um elemento é dividido em dois lados exatamente iguais.
Se os dois lados forem iguais, tem-se uma figura simétrica. Se os dois lados forem diferentes, ela é assimétrica. A simetria, por sua vez, pode ser: Simetria real ou bilateral: as duas metades são exatamente iguais.