Olá! Segundo especialistas em construções e em meio ambiente, afirma-se que a distância mínima recomendável entre um poço e uma fossa para que não haja riscos de contaminação da água do poço e assim se evitem doenças nas pessoas que utilizam essa água é de quinze metros.
15 metros
Não existem dados que comprovem exatamente a vida útil de um poço artesiano, porém, com um projeto adequado, instalações equilibradas entre o potencial do aquífero e o conjunto de bombeamento, aliado às manutenções regulares, alguns poços podem durar mais de 50 anos.
Em geral, ele deve ter pelo menos 8 metros de comprimento por 3 metros de largura. Para que a chance de encontrar água seja grande, é importante fazer um bom mapeamento geológico e geomorfológico do local, tarefa que deve ser executada por um bom profissional.
até 20 metros
O método geofísico é comprovado cientificamente. É uma leitura do subsolo capaz de indicar as entradas de água e sua profundidade. A principal tecnologia geofísica utilizada para a locação de poços é a eletrorresistividade. Nela, correntes elétricas percorrem o substrato rochoso e geram leituras de resistividade.
1. Quando a gente caminha com as varas na mão e sente uma reação nelas, indicando que existe um veio d'água, deve-se andar em redor deste ponto num círculo de 2 a 3 metros e marcar todos os pontos onde há uma reação. Os dois pontos encontrados a gente deve ligar através de uma linha que corta o centro do círculo.
Para definir o melhor local para se perfurar um poço é necessário do serviço de locação de poço. Este refere-se a todos os procedimentos que determinam o local exato onde a perfuração do poço artesiano ocorrerá e deve ser considerado a etapa principal anterior ao projeto de construção do poço.
desobstrução do poço com uso de ar comprimido – é usada quando ocorrem desmoronamentos. Dependendo da profundidade e da quantidade de material, é necessário o uso de compressor de alta pressão. uso de revestimentos adicionais – necessário quando há corrosão, furos ou defeitos no revestimento original.
Sua potabilidade pode ser verificada através de análise de água para poço semi artesiano. Para uma água ser considerada potável ela não pode ter gosto, devendo ser insípida; não pode ter cheiro, ou seja, inodora; e não pode ter cor, devendo ser incolor.
70 anos
O valor dos projetos varia bastante. Em média, o valor cobrado no mercado é de R$ 500,00 por metro perfurado, aproximadamente. Ou seja, todos os projetos precisam ser devidamente analisados pela equipe responsável para que seja possível estimar de forma mais precisa o valor que será cobrado para o serviço.
10 a 50 metros
20 a 60 metros
A vazão ideal de um poço artesiano depende do seu objetivo. Caso a finalidade do poço seja abastecer uma casa ou sítio, por exemplo, uma vazão de 1 a 2m³/h (mil a dois mil litros de água por hora) é geralmente suficiente. Há boas chances de um poço de 100 metros de profundidade em MG ou SP atender essa demanda.
Descrição. Para que sua água seja potável, um poço tem que estar, em média, a pelo menos 30 metros de qualquer fossa, e ter profundidade superior a 10 metros, para poder atingir o lençol freático. Além disso, o poço deve estar a no mínimo 2000 metros longe do mar para evitar a contaminação da água pelo sal marinho.
Um dos modos de calcular a altura ou a profundidade, por exemplo da janela de um prédio ou de um poço, é soltar um objeto no alto e medir o tempo gasto da sua queda até que este objeto chegue ao final.
um metro
A diferença entre a cota da superfície do solo ao lado de cada poço e a cota do lençol freático representa a profundidade do lençol freático, traçando por interpolação as isolinhas correspondentes, tem-se um mapa que permite delimitar as áreas com diferente grau de severidade do problema. .
O lençol freático se caracteriza por ser permeável, estando situado imediatamente abaixo de uma camada impermeável ou sub-permeável – no caso, a superfície. Ele perpassa as margens de todos os cursos d'água, formando assim uma linha contínua com a parte mais superior de rios, lagos e mares.
Lençol de água subterrâneo, formado pela infiltração da água das chuvas no solo, e que ocupa os seus poros e as fendas de rochas. Essa água infiltra-se no solo até atingir uma camada de material impermeável.
Os três sistemas mais comuns de rebaixamento de lençol freático são: bombas submersas, ponteiras a vácuo e poços injetores. Os poços para instalação das bombas são perfurados com diâmetros entre 200 e 400 mm. O espaço entre os furos é entre 3 e 10 metros.
O Rebaixamento do Lençol Freático é uma técnica muito empregada na construção de prédios com subsolos. ... Para ficar livre da água, instala-se bombas muito potentes que, funcionando 24 horas por dia, retiram a água do sub-solo, deixando o terreno "quase seco" facilitando, assim, o trabalho de escavação e concretagem.
O lençol freático, ao contrário de como é popularmente definido, não constitui propriamente a massa de água, mas uma superfície no limite superior a essa massa. É permeável e alimentado pelas águas da chuva que infiltram na superfície por meio de poros e fissuras.