Na Parte Especial, Título I, Dos Crimes Contra a Pessoa, o Código Penal traz, em Capítulos, Dos Crimes Contra a Vida, onde estão previstos: homicídio simples; homicídio qualificado; feminicídio (incluído pela Lei nº 13.
Direito Penal - Assuntos: Dos Crimes Contra a Pessoa - Contra a Vida. De acordo com o Código Penal Brasileiro, são considerados crimes contra a vida, EXCETO: a) Lesão corporal de natureza grave.
Como delito subsidiário ocorre em todos os delitos que têm a violência física como meio de execução (tais como o constrangimento ilegal, roubo, extorsão, estupro possessório, atentado contra a liberdade de trabalho) ou qualificadora (dano com violência à pessoa, ultraje a culto e impedimento ou perturbação de ato a ele ...
Classificação dos crimes
O Código Penal brasileiro lista, em sua Parte Especial, os seguintes crimes, subdivididos em títulos.
No Brasil, o grave problema da insegurança pública não passa pela necessidade de elaboração desenfreada de novas leis penais. De fato, não faltam leis, pelo contrário, sobram. Apenas o Código Penal Brasileiro (decreto-lei) prevê aproximadamente 300 (trezentos) crimes.
Cinco crimes com penalidades mais graves do código penal
Tráfico de drogas lidera ranking de crimes mais comuns entre detentos no Brasil.
Brasília, 15/10/2020 - O Departamento Penitenciário Nacional (Depen) lança o levantamento nacional de informações penitenciárias com dados do primeiro semestre de 2020. O número total de presos e monitorados eletronicamente do sistema penitenciário brasileiro é de 759.
Nesse quesito, segundo a Organização das Nações Unidas, que utiliza metodologia própria, a taxa no Brasil foi de 30,5 mortes por 100 mil habitantes, o que coloca o país entre os dez mais violentos do mundo. Esse ranking de homicídios em termos relativos é liderado por Honduras, seguido de El Salvador e Venezuela.
773.
O perfil da população carcerária brasileira é composto maioritariamente por jovens de 18 – 29 anos, que correspondem 55% do total de encarcerados, porém, em alguns estados, a presença dos jovens é ainda maior.
Tivemos, em 2014, 58.
Segundo estudo divulgado na segunda-feira 10 pela Pastoral Carcerária, o Brasil possui mais de 725 mil pessoas presas, ficando atrás apenas da China (1,6 milhão) e dos EUA (2,1 milhão) em população carcerária.
A informação consolida o Brasil como a terceira maior população carcerária do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos (com 2 milhões 100 mil pessoas atrás das grades) e China (1 milhão e 600 mil pessoas encarceradas).
Bordingon disse ainda que o número de presos provisórios no país não é grande, se comparado ao total de população. De acordo com o diretor, em números relativos, o Brasil ocupa a 24ª posição entre os países com o maior número de presos provisórios.
Quais os quatros países que têm a maior população carcerária do mundo? * a) Brasil, Estados Unidos, México e Índia. b) China, Estados Unidos, Índia e Indonésia. c) Rússia, Japão, Canadá e China.
Segundo dados da pesquisa de junho de 2016 da World Prison Brief, Institute for Prison Studies e Infopen/Ministério da Justiça, os quatro países que lideram o ranking com maiores populações carcerárias do mundo são: Estados Unidos (2,217,000); China (1,657,812); Brasil (726,712) e Rússia (642,470).
O Brasil é terceiro país com maior número de pessoas presas, atrás dos Estados Unidos e da China, sendo seguido na quarta colocação pela Rússia. A taxa de presos para cada 100 mil habitantes subiu para 352,6 indivíduos em junho de 2016.
Levando-se em conta apenas aqueles que estão em presídios, são 758.
Estados mais violentos do Brasil – 2020:
Os cinco países mais pacíficos do mundo, segundo o ranking do IEP, são Islândia, Nova Zelândia, Portugal, Áustria e Dinamarca. Os mais violentos são Afeganistão, Síria, Iraque, Sudão do Sul e Iêmen.
De acordo com esses dados, a Revista Bula elencou os dez estados mais violentos do Brasil.
São Paulo
São Paulo teve a menor taxa de homicídios do País (9,5 MVI/100 mil hab), em relação a ano passado. Em segundo lugar aparece Santa Catarina (13,3), Minas Gerais (15,4 ) e o Distrito Federal (16,6). Em todo o Brasil houve uma redução de 10,4% dos casos relatados. Mesmo assim os números continuam altos.
As cinco primeiras capitais mais bem colocadas são: Curitiba, Vitória, Belo Horizonte, São Paulo e Florianópolis. Nessa posição, Manaus é uma das piores cidades para se viver no Brasil. Está à frente apenas de Maceió, Porto Velho, Belém e Macapá. Confira os indicadores AQUI.
As 10 cidades brasileiras mais seguras - ranking Connected Smart Citie