Análise volumétrica ou volumetria é um procedimento laboratorial em que utilizamos certo volume de uma solução de concentração conhecida para determinar a concentração de outra solução.
A análise volumétrica, também conhecida como volumetria, tem por objetivo descobrir a concentração em mol/L de uma determinada solução.
Refere-se à análise química quantitativa baseada na determinação do volume de uma solução, cuja concentração é conhecida com exatidão (solução padrão), necessário para reagir quantitativamente com um determinado volume da solução que contém a substância a ser dosada (analito).
Retrotitulação: uma titulação consiste na determinação da quantidade de uma espécie química (substância ou íon) em solução, medindo-se a quantidade de um reagente (de concentração conhecida) necessária para reagir completamente com toda a espécie.
Controlar acidez significa adicionar substâncias neutralizadoras, as mesmas indicadas para a elevação de pH. Alcalinidade de uma amostra de água pode ser definida como sua capacidade de reagir quantitativamente com um ácido forte até um valor definido de pH.
Solução-tampão é uma solução que contém, geralmente, um ácido fraco com um sal desse ácido, ou uma base fraca com o sal dessa base, com a finalidade de evitar que o pH varie. Uma solução-tampão é uma mistura usada para evitar que o pH ou o pOH do meio sofra variações quando for adicionado ácidos fortes ou bases fortes.