A reprodução de quase todas as plantas acontece por meio da flor, que possui, em seu interior, o órgão feminino chamado de gineceu e o órgão masculino chamado de androceu. O androceu é composto pelos estames, que sustentam a bolsa onde se encontram os grãos de pólen.
A flor é um ramo modificado que apresenta verticilos férteis. Nessa estrutura, são encontrados os órgãos reprodutores da planta, o androceu (masculino) e o gineceu (feminino). A flor é um ramo modificado presente nas angiospermas. ... → Androceu: é o órgão reprodutor masculino e é constituído por estames.
Geralmente a reprodução das plantas acontece através da flor. No interior da flor ficam o gineceu, órgão feminino, e o androceu, órgão masculino. ... Nos óvulos também há células sexuais da planta. Ao chegarem até o gineceu, os grãos de pólen alcançam o óvulo, ocorre assim a fecundação.
As plantas possuem duas formas básicas de reprodução: a reprodução assexuada ou agâmica, que é aquela onde as unidades reprodutivas, provenientes de partes do organismo, originam diretamente outro indivíduo; e a reprodução sexuada ou gâmica, que é através da união de duas unidades reprodutivas unicelulares, os gametas.
Assim, a flor é responsável pela reprodução das plantas. Para isso, elas são formadas por folhas modificadas, geralmente de cores atrativas e formatos diferenciados para atrair os seus polinizadores.
A principal diferença entre reprodução sexuada e assexuada está no fato de apenas uma gerar variabilidade genética, enquanto a outra produz clones. Quando falamos em reprodução, sempre nos lembramos da reprodução humana, que envolve gametas e dois indivíduos.
O gineceu é composto pelo ovário, que produz e armazena os óvulos. Nos óvulos também existem as células sexuais da planta. Quando os grãos de pólen chegam até o gineceu e alcançam o óvulo, ocorre a fecundação. O ovário irá sedesenvolver e se transformar em fruto, enquanto que o óvulo setransformará em sementes.
Uma planta é formada a partir de uma semente, que ao passar dos dias, germina e apresenta algumas mudanças: a raiz, o caule e as folhas aparecem e crescem até se tornarem uma planta adulta. O desenvolvimento de uma planta a partir de um embrião requer uma sequência ordenada e precisa de eventos biológicos.
As plantas são formadas pela raiz (fixação e alimentação),caule (sustentação e transporte de nutrientes), folhas (fotossíntese),flores (reprodução) e frutos(proteção das sementes).
As árvores e outras formas de vegetação protegem e dão força à vida comunitária. Elas fornecem produtos comerciais, alimento, fibras, resinas e frutos e garantem a vida de milhares de agricultores em suas comunidades.
Árvore é um vegetal de tronco lenhoso cujos ramos só saem a certa altura do solo. Em termos biológicos é uma planta permanentemente lenhosa de grande porte, com raízes pivotantes, caule lenhoso do tipo tronco, que forma ramos bem acima do nível do solo e que se estendem até o ápice da raiz.
De fato, como qualquer outro ser vivo, elas passam pelos quatro estágios cruciais de desenvolvimento: nascimento, crescimento, reprodução e morte.
Paulownia tomentosa
Normalmente este tipo de arvore morre por efeito de raios, queimadas, vandalismo ou tempestades. ... Existe um consenso de que árvores em florestas tropicais tem um desenvolvimento mais rápido, porém longevidade menor do que as das florestas temperadas do hemisfério norte, notadamente as sequoias (ver no final).
Árvores demoram até 15 anos para atingir fase adulta | Verdejando | G1. Espécies plantadas há 20 anos no Parque Villa-Lobos ainda crescem. É preciso ter paciência para esperar que mudas atinjam fase adulta.
100 anos
Escolha um vaso grande, com, no mínimo, 20 litros; Faça uma camada de drenagem com brita ou argila expandida, evitando que o solo fique encharcado e as raízes do ipê apodreçam; Posicione o vaso em um local que receba sol pleno e que seja arejado, para que a muda de ipê se desenvolva bem.
As árvores florescem no inverno e na primavera. O ipê-roxo é o primeiro a florir: de junho a agosto nas regiões quentes, um pouco antes nos locais mais frios. O ipê-amarelo floresce entre agosto e setembro e o ipê-branco, de setembro a outubro. No Brasil, existem doze tipos de ipês com flor em tons de amarelo.
Para garantir o crescimento da muda, é recomendável que se faça uma adubação na cova antes do plantio, utilizando-se 150 gramas de calcário, 200 gramas de superfosfato simples e adubo orgânico (esterco) bem curtido.