Pão e salsicha: os essenciais ingredientes para cachorro-quente. Quem poderia imaginar que uma combinação tão simples resultaria em um lanche tão gostoso e popular em todo o mundo? Sem dúvidas, nem mesmo seu criador, o alemão Charles Feltman imaginaria que o sanduíche ficaria tão famoso. Tendo se estabelecido nos Estados Unidos em meados do século XIX, o imigrante viu seu negócio prosperar entre esse período e o começo do século XX, e chegou a vender cerca de 40 mil cachorros-quentes por dia, segundo apuração do jornal BBC[1]. No Brasil, cada região tem sua forma de preparo e os acompanhamentos que considera imprescindíveis. Confira nesse artigo do umCOMO algumas ideias de Acompanhamentos para cachorro-quente.
Que tal reunir os amigos e fazer uma noite do hot dog? Essa é uma opção de festa relativamente barata e divertida que agrada tanto crianças quanto adultos. Confira nossas dias abaixo.
Cada parte do Brasil tem seus acompanhamentos característicos para cachorro-quente. Do purê de batatas à uva passa, não faltam polêmicas no que diz respeito ao que pode acompanhar o delicioso pão com salsicha. Nós do umCOMO sugerimos deixar os preconceitos de lado e dar uma chance a um desses complementos usados nos cachorros-quentes mais premiados e famosos do país[2]:
Esse molho de tomate é muito usado por quase todo o Brasil. Embora os ingredientes possam ser ligeiramente diferentes, de região para região, a base é a mesma:
Ingredientes:
A salsicha em si não é um acompanhamento, mas se você investir em salsichas especiais, feitas de carnes mais puras e nobres, sem dúvidas terá um cachorro quente gourmet. Aproveite e use um pão especial para preparar!
Quer inovar? Aposte em uma guacamole bem cremosa para dar um toque de frescor e muita cor! Confira a receita completa de guacamole.
Que o bacon tem uma legião de fãs e defensores fiéis não é mistério para ninguém. Mas você sabia que além do hambúrguer, o bacon frito em cubos vai muito bem também como acompanhamento para cachorro-quente? Basta tostar os cubinhos na própria gordura e aproveitar a crocância e o sabor desse delicioso acompanhamento.
As salsichas devem estar quentes. Comece por aí e escolha o método que mais gostar para as aquecer. Pegue no pão e corte-o ao comprido, sem separar as partes.
Comece, sempre, por colocar um dos três primeiros molhos que falamos no início. A maior parte das receitas começa pela maionese, pode fazer o mesmo.
Com um cadastro em Receitas Nestlé você participa dos nossos Cursos Grátis, baixa nossos Livros de Receitas, tem acesso a Cupons de Descontos, salva suas receitas preferidas e muito mais!
A noite do hot dog para os adultos é uma ótima forma de encontrar os amigos e confraternizar. Você pode montar um buffet de cachorro quente em uma mesa de cachorro quente self service. Confira as dicas abaixo:
Uma boa salada de repolho cortado bem fininho e temperado com um pouco de vinagre e sal pode fazer maravilhas e ser um dos melhores complementos para cachorro-quente, adicionando sabor e crocância. Veja como prepará-la neste artigo.
Como as crianças ainda não possuem muitas habilidades motoras para montarem os próprios hot dogs, a sugestão é adotar o mini cachorro quente para festa infantil. Você pode preparar os mini hot dogs e colocá-los à disposição das crianças em uma mesa decorada com uma toalha bonita e outros enfeites, além das bebidas (sucos, refrigerantes, etc) e outras guloseimas.
Como qualquer receita que chega até nós, o cachorro quente também tem a sua história de criação. O que importa aqui é você dominar a base, composta pelos ingredientes para fazer um cachorro quente simples.
Nada é tão bom que não fique um pouco melhor com queijo ralado por cima. Escolha seu queijo favorito e acrescente por cima do cachorro-quente! Se o lanche estiver quente, o queijo irá derreter e o seu sanduíche ficará ainda mais apetitoso.
Adicione os que quiser juntamente com o tomate, depois de picar finamente. Se tem outros que gostaria de acrescentar, experimente e depois nos conte como correu.
Outra opção é você enriquecer este molho com carne picada e fazer assim, um molho de carne picada. Essa opção é muito comum em algumas zonas do Brasil.
Aqui vale acrescentar que, em alguns lugares, a salsicha é substituída pela linguiça, apenas por uma questão de sabor.
Tal como o nome da receita diz, a salsicha deve ser servida bem quente. Para aquecê-la, você pode escolher um dos três processos seguintes:
Muito além do estrogonofe! A batata palha é uma excelente pedida para acompanhar o cachorro-quente. Isso acontece porque ela traz um crocância especial, contrastante com a maciez da salsicha e do pão. Duvidamos que você vá se arrepender!
Há quem prefira servir o cachorro quente já com os condimentos ou deixá-los à gosto das pessoas convidadas. O legal é que até nessa parte você pode apostar em opções caseiras e dar um toque especial. Nossas sugestões de receitas são:
Praticamente um ícone do cachorro-quente de São Paulo, o purê de batata é um acompanhamento polêmico, mas que encontra muitos defensores. Além de saboroso, o purê ajuda a grudar os ingredientes e permite que mais acompanhamentos sejam adicionados ao hot-dog, formando um cachorro-quente completo, contendo milho, ervilha, ovos em conserva, passas e o que mais couber entre duas fatias de pão.
O vinagrete ou molho à campanha é um prato levemente ácido feito a base de tomate, cebola e pimentão, que acompanha muito bem carnes em geral (como churrasco, por exemplo). Por que não adicionar um pouco ao seu cachorro-quente?
Se você quiser fa o cachorro quente gaúcho receita, adicione chucrute (repolho fermentado) ao pão com salsicha. Essa receita se dá devido à influência germânica na região sul do Brasil. Veja tudo sobre como fazer chucrute caseiro.
Modo de Preparo
Capriche nos complementos O molho e a salsicha são a base de como fazer cachorro quente para vender. O que vai agregar valor ao seu negócio e chamar mais a atenção das pessoas são os complementos que você vai adicionar ao sanduíche. É bom lembrar que os complementos variam de acordo com a região do país que você mora.
Cachorro-Quente UFRGS: opções entre R$ 6,00 e R$7,00. Estudantes podem escolher opção de uma, duas ou três salsichas. Mas, se a fome não estiver tão forte, é possível pedir o inusitado cachorro-quente sem salsicha. Além dos hot dogs, há o tradicional lanche de linguiça.
A melhor forma de cozinhar salsichas é ainda a tradicional: Coloque água em uma panela, suficiente para cobrir as salsichas. Coloque as salsichas na água e leve ao fogo até ferver. Assim que ferver, troque a água e coloque para ferver novamente. Pronto!
Como fazer conserva:
Segundo ele, o ideal é que o alimento seja levado para a geladeira logo após o preparo, ainda quente, armazenado em um recipiente de plástico rígido. "Deixar na geladeira sem tampa por 1h30 e só depois tampar e manter refrigerado ou levar ao congelador e freezer", recomendou.
Se a salsicha começar a parecer viscosa, como uma espécie de gosma, se desfazendo facilmente então é certo que está estragada. Pode mandar embora, porque nem para dar aos animais ela serve mais. Nesses casos não convém arriscar porque a intoxicação por carne estragada dá efeitos nefastos ao seu organismo.
Embutidos. Carnas processadas, presuntos, salsichas e outros produtos do gênero também são terríveis para a saúde depois da data de validade. Se vencidos, eles devem ser descartados mesmo quando estão conservados na geladeira.
Na geladeira a salsicha fechada vai durar até uma semana após a data de validade, não coma se passar deste tempo pois é perigoso! Se o pacote estiver aberto o tempo é o mesmo na geladeira, vai durar uma semana e deve ser colocada em saco ziploc ou plástico com tampa.
A salsicha viena, que foi criada na capital da Áustria e leva o mesmo nome, é considerada uma das melhores por conta do quesito qualidade. Feita com uma mistura de carnes bovina e/ou suína, ela tem um formato mais longo e não tem a adição de carne processada.
O carro-chefe é sem dúvida, a salsicha Viena defumada (Geräucherte Wiener Würstchen), preparada com coxão duro bovino de pernil suíno em tripa de ovino, que estala na boca na primeira dentada.
Sadia. A Linguiça Toscana Sadia é mais um dos produtos premium da marca. Recomendo a você experimentar essa delícia no seu churrasco.
Abaixo, listamos os três tipos de linguiças mais usados em churrascos:
Em sua preparação é usada somente carne de porco, temperos e gordura. A cor da linguiça toscana varia dos tons rosados aos avermelhados. Também há variações apimentadas ou não, para atender a todos os gostos. ... Esse tipo de linguiça geralmente são mais secas e acabam ressecando ainda mais em contato com a brasa.
Linguiça Calabresa: é o produto obtido exclusivamente de carnes suína, curado e adicionado de ingredientes, devendo ter o sabor picante característico da pimenta calabresa. ... Linguiça Toscana: é o produto cru e curado obtido exclusivamente de carnes suínas, adicionada de gordura suína e outros ingredientes.
Produzida a partir de retalho magro, possui cerca de 20cm de comprimento. Seus gomos macios convidam à degustação. Preparada com tempero especial e ingredientes selecionados, a Linguiça de Carne Suína Santa Clara é ideal para ser servida durante o churrasco, como aperitivo.
Campeã dos churrascos, a linguiça toscana é feita com 100% carne de porco, adicionada de temperos e condimentos. Na hora de comprar atente para a aparência geral do produto: a carne deve estar com uma coloração bastante natural, indo do rosado ao avermelhado, para garantir o frescor.