Os produtos podem ser classificados em bens de consumo e bens de produção. Os bens de consumo podem ser duráveis, semiduráveis e perecíveis. São exemplos de bens de consumo duráveis: I – Geladeiras.
Marketing Prof. Alexander Macías Calderón - [email protected] As empresas têm classificado tradicionalmente os produtos em termos das características: durabilidade, tangibilidade e uso (consumidor ou empresarial). Cada tipo de produto tem uma estratégia apropriada de mix de marketing.
Estes níveis são chamados de “hierarquia de valor para o cliente”, sendo eles:
Produto esperado: Podemos dizer que seria o conjunto mínimo de atributos e condições são normalmente fornecidos pelo mercado ao consumidor. No exemplo, o quarto de hotel deve ter camas com lençóis, toalhas, lâmpadas que funcionam e um relativo grau de tranquilidade. É o mínimo necessário para ser hotel.
Atributos – referem-se às características estéticas e funcionais do produto. Por exemplo: no carro, os atributos são cor, tamanho, custo de manutenção, entre outros; Valores associados à marca – são reconhecidos, identificados e valorizados pelo público-alvo.
Produtos básicos são aqueles que guardam suas características próximas ao estado em que são encontrados na natureza, ou seja, com um baixo grau de elaboração.. Geralmente, estes produtos têm baixo valor, normalmente intensivo em mão-de-obra, cuja cadeia produtiva é simples e que sofrem poucas transformações.
O que é produto Produto é o resultado de uma atividade humana ou de processo natural, e tem relação com um processo de produção. Também designa bens de consumo ou de comércio, como um artigo ou mercadoria à venda. Em economia, bens duráveis e não duráveis são produtos, itens que possuem um dono, com direitos sobre ele.
Uma Caracteristica de um Produto é um Atributo Técnico do mesmo. ... Contudo, geralmente, as Caracteristicas não são o mais salientado num Produto, ou Serviço, visto as mesmas não acrescentarem Valor Comercial à comunicação com o Cliente.
Produto potencial: neste nível o produto têm todas as transformações a que um produto deve ser submetido num futuro, é onde as empresas procuram novas maneiras de satisfazer os consumidores e diferenciar sua oferta, logo, pode ser um hotel exclusivamente com suítes, onde os hóspedes ocupam uma série de quartos, ...
O produto potencial é o produto condizente com uma taxa de inflação estável. Ou seja, nesse nível de produto os fatores de produção estão sendo utilizados na sua taxa natural e não há pressão para que os preços de se utilizar tais fatores aumentem.
Tangível, de pouco uso (uma ou poucas vezes). Estratégia mais adequada é disponibilização em muitos locais, pequenas margens de lucro no varejo e anúncios maciços para induzir experimentação. Exemplo: bebidas e produtos de limpeza. Tangível, usado normalmente durante um período de tempo mais longo.
A linha de produtos é um grupo de artigos afins que se destinam a um mesmo grupo de consumidores, atendendo a necessidades e desejos semelhantes.
Desvendamos como descrever um produto passo a passo
Como criar e oferecer novos produtos e serviços para o seu...
A estratégia de canal múltiplo usa vários canais de distribuição (dois ou mais), com acesso a cada segmento do mercado, visando a um aumento considerável do negócio. A estratégia de Ponto de Venda (Praça) detalha que pessoa/negócio poderá ser um consumidor em potencial.
O Marketing de Produto tem o objetivo de satisfazer as necessidades do Cliente. Para tal, analisa o mercado-alvo e dá uma resposta adequada através da proposta de valor do seu produto. Por sua vez, o Marketing de Serviço, foca-se em criar uma boa relação com o Cliente.
Um serviço é um produto da atividade humana que satisfaz a uma necessidade, sem assumir a forma de um bem material.
O Market Share representa a participação de vendas, medida em porcentagem, que uma empresa possui de mercado dentro de sua indústria de atuação. ... Esse indicador de mercado costuma ser muito acompanhado e serve como uma boa base para demonstrar o grau de competitividade da empresa em seu setor de atuação.
O cálculo do Market Share é baseado nas vendas totais daquele segmento. A empresa interessada em conhecer sua fatia de mercado considera suas vendas em um determinado período e as divide pelas vendas totais, ou seja, da própria empresa e de todas as outras concorrentes, e no mesmo espaço de tempo.
Market Share: tradução e significado "Market", em português é mercado e "share" pode ser traduzido como fatia, porção, quota. Logo, a expressão market share é usada no Brasil para se referir à fatia do mercado ou ao percentual de participação de uma empresa no seu segmento.