Resposta. Os filósofos pré-socráticos acreditavam que a origem das coisas vinha da physis (os quatro elementos naturais - fogo, ar, água e terra). Mas divergiam entre si, Tales de Mileto acreditava que as coisas vieram da água, Anaxímenes, pelo ar, por exemplo.
Em outras palavras, os primeiros filósofos queriam descobrir, com base na razão e não na mitologia, o princípio substancial (a arché) existente em todos os seres materiais. Os pré-socráticos ocuparam-se em explicar o universo e examinavam a procedência e o retorno das coisas.
O que se descreve no texto possui relação com o conceito de arqué desenvolvido pelos primeiros pensadores pré-socráticos da Jônia. A arqué diz respeito * A) à retórica utilizada pelos sofistas para convencimento dos cidadãos na pólis.
NIETZSCHE, F. ... O que, de acordo com Nietzsche, caracteriza o surgimento da filosofia entre os gregos? O impulso para transformar, mediante justificativas, os elementos sensíveis em verdades racionais. O desejo de explicar, usando metáforas, a origem dos seres e das coisas.