A desnaturação ocorre quando a proteína perde sua estrutura secundária e/ou terciária, ou seja, o arranjo tridimensional da cadeia polipeptídica é rompido, fazendo com que, quase sempre, perca sua atividade biológica característica.
A desnaturação ocorre quando a proteína perde sua estrutura secundária e/ou terciária, ou seja, o arranjo tridimensional da cadeia polipeptídica é "rompido", fazendo com que, quase sempre, perca sua atividade biológica característica.
A temperatura é um fator importante na atividade das enzimas. Dentro de certos limites, a velocidade de uma reação enzimática aumenta com o aumento da temperatura. ... A maioria das enzimas humanas, têm sua temperatura ótima entre 35 e 40ºC, a faixa de temperatura normal do nosso corpo.
O Km permite entender a função de enzimas que cat- alisam uma reação específica, como é o caso das isoenzimas, hexoquinase e glicoquinase. A primeira tem um Km pequeno para a glicose e a segunda, um Km maior para o mesmo substrato, o que explica suas diferentes funções.
Quando aumentamos a concentração do substrato, a velocidade tende a um limite determinante de acordo com a quantidade de enzimas no sistema. A partir desse ponto nenhuma influência terá o substrato sobre a velocidade, pois todas as enzimas já se encontraram ocupadas.
Na verdade, queremos a velocidade inicial da reação, quando se acaba de combinar a enzima e o substrato, e a enzima catalisa a reação o mais rápido possível para aquela concentração específica de substrato (posteriormente a velocidade de reação diminuirá para zero conforme o substrato vai sendo utilizado).
A parte da enzima em que o substrato se conecta é chamado de sítio de ativação (uma vez que é aí onde ocorre a "ação" catalítica). O substrato entra no sítio de ativação da enzima, formando o complexo enzima-substrato. A reação então ocorre, convertendo o substrato em produtos e formando um complexo produtos e enzima.
Os principais fatores que alteram a velocidade das reações são a superfície de contato, a temperatura, a concentração dos reagentes e o uso de catalisadores.
O professor Gustavo Schueler, do cursinho pH, dá dicas sobre cinética química, que estuda a velocidade das reações. São quatro os fatores que influenciam essa velocidade: a concentração dos reagentes, a temperatura, a superfície de contato e o catalisador.
A Cinética Química estuda as condições e os fatores que podem alterar a velocidade das reações químicas. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
O aumento na temperatura aumenta a energia cinética das partículas dos reagentes, aumentando a quantidade de choques efetivos e a velocidade das reações. Quanto maior for a temperatura, maior será a velocidade de uma reação.
Em temperatura constante, o aumento da pressão em um sistema é diretamente proporcional ao aumento da velocidade das transformações químicas. Isso acontece porque, ao elevar a pressão, o volume diminui e as moléculas dos reagentes se aproximam, aumentando a probabilidade de ocorrer colisões entre elas.