O Trovadorismo em Portugal (1189 ou 1198 - 1418) O trovadorismo português teve seu apogeu nos séculos XII e XIII, entrando em declínio no século XIV. O ano de 1189 (ou 1198) é considerado o marco inicial da literatura portuguesa e do movimento do trovadorismo.
Literatura. É chamado de trovadorismo o primeiro movimento artístico que se deu na poesia europeia, sobretudo a partir dos séculos XI e XII. Composto por cantigas líricas e satíricas, escritas pelos trovadores, que dão nome ao movimento, era um híbrido entre a linguagem poética e a música.
Contexto histórico do humanismo O humanismo surgiu no século XV na Itália, mais precisamente na cidade de Florença durante o período do Renascimento Cultural. ... A época renascentista foi um momento de importantes transformações na mentalidade europeia.
Ela ocorre quando o eu lírico manifesta devoção e submissão à pessoa amada, implorando por amor e atenção. Os trovadores medievais compunham suas canções fazendo apelos às pessoas amadas, nas quais o uso de vocativos era muito comum para suplicar e implorar pela realização do amor que narravam.
Os principais autores do Trovadorismo foram Ricardo Coração de Leão, Afonso Sanches, Dom Dinis I de Portugal, João Zorro, Paio Soares de Taveirós, Paio Gomes Charinho, Paio Soares de Taveirós, Martim Codax, Pedro III de Aragão, entre outros.
Dependendo da época em que a música foi composta, os cancioneiros podem ser divididos entre medievais, renascentistas e contemporâneos.
De uma forma geral, as características do trovadorismo têm ligação com a lírica grega, que aconteceu períodos antes. Do legado que foi herdado, estão presentes o canto, o acompanhamento musical, a idealização amorosa, dentre outros. Era também notório em algumas trovas o culto que prestavam ao catolicismo.
As cantigas trovadorescas eram classificadas de duas formas: cantiga lírica e cantiga satírica. As cantigas líricas são subdivididas em cantigas de amor e cantigas de amigo. Já as cantigas satíricas podem ser de escárnio ou de maldizer.
Cantiga de escárnio: são composições em que se critica alguém através da zombaria do sarcasmo. Trazem sátiras indiretas por encobrir a agressividade através do equívoco e da ambiguidade. Cantigas de maldizer: apresentam sátira direta, contundente e clara.
As cantigas de amigo são escritas em primeira pessoa (eu) e, geralmente, são apresentadas em forma de diálogo. Isso resulta em um trabalho formal mais apurado em relação às cantigas de amor. - Ai flores, ai flores do verde pino, se sabedes novas do meu amigo!
A cantiga de amigo tem como principal característica o eu lírico feminino, pelo qual a mulher se declara ao seu amado usando a palavra "amigo" ao invés de outro termo. É um amor natural, espontâneo. O tema é mais voltado para o sofrimento amoroso do eu lírico pelo amado que partiu.
As cantigas trovadorescas estão classificadas em dois tipos: