Quais são os modal verbs mais usados em inglês?
Have to expressa, principalmente, obrigações comuns ou normais, enquanto must é usado para as obrigações específicas: I have to brush my teeth twice a day. Tenho que escovar os dentes duas vezes por dia. I must tell you something.
Para a primeira dama da cidade de Greenville, Scarlet (Luíza Tomé), de “A Indomada” (1997), tudo o que era bonito era “um must”! Outra frase que marcou essa mesma personagem foi: “Vamô nhá-nhá?”. Personagem Giovanni Improtta do saudoso José Wilker, em “Senhora do Destino” (2004). ...
O should é usado em inglês para expressar o nosso “deveria” em português. Na forma negativa e simplificada, ele vira shouldn't e tem o sentido de “não deveria”. Empregamos o should para perguntar ou dar conselhos e sugestões, além de falar sobre uma coisa provável que deveria ter acontecido.
Would, could, should em português
*A pergunta com should se faz trocando o verbo (should) e o pronome de lugar: Should she have arrived? (Ela deveria ter chegado?) Should I wait for you? (Devo esperar por você?) Should é usado para indicar que algo é aconselhável de se fazer.
Do mesmo jeito que would é a forma no passado de will, could é a forma no passado de can. Ou seja, o could tem um sentido de “poderia” ou “podia” em uma frase em português. Por isso, usamos could para fazermos pedidos, falarmos de algo que acontecia no passado ou sobre uma possibilidade.
Could é usado para expressar ideia de capacidade/habilidade, possibilidade, permissão e pedido. Ele é um dos modal verbs mais importantes da língua inglesa. O verbo modal could tem a função de auxiliar o verbo principal na frase.
O modal verb é um tipo de verbo auxiliar que ajuda a especificar mais o sentido do verbo principal. Os verbos can e could que estudaremos agora significam, respectivamente, pode e podia ou poderia. Repare que o can (pode) se refere ao presente e could (podia, poderia), ao passado.