Existem vários estilos de capoeira, mas as três principais são:
Grandes mestres da capoeira
Apesar de existirem muitos tipos de capoeira, os dois principais são a Capoeira Angola e a Capoeira Regional. A Angola possui o estilo mais parecido como o que os escravos jogavam, com movimentos mais lentos, próximos ao solo, trazendo mais importância à tradição da capoeira.
Bom, as diferenças das capoeiras nas diferentes regiões consiste em fatores como velocidade dos golpes, altura e intensidade dos mesmos. ... Já na Capoeira Regional os golpes são mais velozes, realizados de maneira em que o alcance dos membros é mais alto, embora não haja tanta intensidade quanto os golpes da Angola.
Dois dos estilos de capoeira mais conhecidos são a capoeira de angola e a capoeira regional. A capoeira de angola, mais antiga, recebe esse nome pois seus principais praticantes no início era os escravos angolanos.
Inicialmente, chamou sua capoeira de Luta Regional Baiana, de onde surgiu o nome regional. ... Em 1932 foi fundada por Mestre Bimba a primeira academia de capoeira registrada oficialmente, em Salvador, com o nome de "Centro de Cultura Física e Capoeira Regional da Bahia".
O nome “CAPOEIRA” deu-se pelo motivo dos escravos ao fugirem para as matas, cujo nome é Capoeira. Os senhores mandavam os capitães-do-mato buscarem os escravos, que os atacavam com pés, mãos e cabeça, dando-lhes surras ou até mesmo matando-os, porém os que sobreviviam voltavam para os seus patrões indignados.
Comemora-se hoje (23) 119 anos de Manoel dos Reis Machado também conhecido como Mestre Bimba. Mestre Bimba nasceu no dia 23 de novembro de 1899 na cidade de Salvador/BA e foi responsável por fundar a primeira escola de capoeira do Brasil e conhecido por ser precursor de um novo estilo chamado “capoeira regional”.
Com a junção do batuque com a capoeira de Angola, surge a Capoeira Regional, considerada arte genuinamente brasileira. Em 1932, Mestre Bimba abre a primeira academia especializada em capoeira, no Bairro Engenho Velho de Brotas.
Manoel dos Reis Machado
Coube a Mestre Bimba preservar os segredos da capoeira, uma atividade considerada ilegal um século atrás por ser associada à marginalidade, e transformá-la numa prática tradicional, com todo o reconhecimento social e cultural do qual hoje desfruta.
Foi o maior propagador da Capoeira Angola, modalidade "tradicional" do esporte no Brasil. Em 1941, fundou a segunda escola de capoeira legalizada pelo governo baiano, o Centro Esportivo de Capoeira Angola (CECA), no Largo do Pelourinho, na Bahia. ... Contra a violência, o Mestre Pastinha transformou a capoeira em arte.
O primeiro local onde Mestre Bimba treinou capoeira era conhecido como Estrada dos Boiadeiros, no bairro da Liberdade (seu primeiro mestre foi o Africano Bentinho capitão da Companhia de Navegação Baiana). Mestre Bimba iniciou na capoeira aos 12 anos de idade.
Nos anos seguintes, Bimba teve grande sucesso. Em 1949, foi a São Paulo com seus alunos e realizou uma série de lutas com lutadores de outras modalidades. Em 1953, fez uma apresentação para Getúlio Vargas e recebeu o abraço do presidente, que afirmou que “a capoeira é o único esporte verdadeiramente nacional”.