Entre as causas comuns de dor no quadril, estão a tendinite, bursite, inflamação do nervo ciático, artrite, artrose, luxações e fraturas.
Significado de Acetábulo substantivo masculino [Anatomia] Cavidade articulatória do osso ilíaco que recebe a cabeça do fêmur.
Uma fratura do acetábulo é uma quebra na porção do soquete da articulação do quadril. Essas fraturas no quadril não são comuns – elas ocorrem muito menos frequentemente do que as fraturas da cabeça femoral. A maioria das fraturas do acetábulo são causadas por algum tipo de evento traumático, como a colisão de um carro.
O acetábulo, ou cavidade cotiloideia (em latim: Acetabulum) é uma depressão na pelve, formando uma superfície côncava. A cabeça do fémur articula-se com a pelve no acetábulo, constituindo a articulação coxo-femural, vulgarmente conhecida como anca em Portugal, ou como quadril no Brasil.
O retorno vai depender muito da gravidade da fratura, das lesões associadas e de qual técnica de tratamento foi utilizada. O retorno pode variar de 6 meses a 1 ano. Todavia, há casos mais graves e mais complexos os quais necessitam de mais tempo para a reabilitação completa.
Em média 3 meses a depender do local da fratura, tipo de fratura e complicações de cicatrização.
Resposta: Desde que a fratura esteja consolidada, que você esteja no seu peso ideal, forma física e condicionamento adequados, a atividade de impacto sob orientação, não acarretará em grandes riscos. É lógico que isso depende da localização e tipo de fratura. Converse com seu médico!
Como é realizada a cirurgia? A cirurgia para tratamento da fratura de fêmur é um procedimento de grande porte, que dura em média 2 horas. Ela é realizada com anestesia geral, com o paciente em decúbito lateral e através de uma incisão feita na região posterior da coxa.
Cirurgia de fêmur em idosos, quais os principais cuidados?
A cabeça femoral é removida junto com sua cartilagem desgastada e o canal do fêmur é fresado (alargado) para receber a haste da prótese. É realizada também a raspagem do acetábulo com remoção dos restos da cartilagem danificada, criando uma cavidade para receber o componente acetabular da prótese.
Em quase todos os casos a cartilagem articular está afetada e muitas vezes ausente (quadro conhecido como “desgaste do quadril”). Nesta situação o osso do fêmur começa a raspar no osso da bacia, em vez de estar separado pela cartilagem articular.
A artroplastia de quadril é feita sob anestesia no centro cirúrgico, que pode ser um bloqueio regional ou anestesia geral. O médico cirurgião faz um corte na parte da frente da coxa, parte posterior ou na lateral da coxa, dependendo da sua escolha, e retira as partes desgastadas pela artrose e coloca a prótese.