Conheça 5 benefícios da telessaúde para a medicina ocupacional
Como citei alguns tópicos atrás, a legislação que criou o então Programa Nacional de Telessaúde foi a Portaria MS nº 35 de 2007. Ela foi revogada pela Portaria MS nº 2.
Ou seja, enquanto a telessaúde abrange todo tipo de serviços e informação relacionados às várias áreas da saúde e promove ações através de recursos tecnológicos que permitem conferências, pesquisas e capacitação profissional, a telemedicina se caracteriza pela realização de serviços de atendimento médico diretos e ...
Protocolos telessaúde: o que é telerregulação? É um conjunto de ações em sistemas de regulação que tem como objetivo equacionar respostas adequadas às demandas existentes. Com isso, ela promove o acesso e equidade aos serviços de saúde, possibilitando a assistência adequada.
Fonte: Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, 2013. A primeira etapa da telerregulação de uma teleconsultoria é a avaliação da solicitação, que fornecerá subsídios ao Telerregulador para estabelecer, quando necessário, um canal de comunicação, tanto com o solicitante quan- to com o Teleconsultor.
Quem são os teleconsultores? Todos os profissionais têm formação e experiência de trabalho na Atenção Básica. O que eu posso perguntar? Questões relacionadas à Atenção Básica: problemas comuns de saúde; relações en- tre os indivíduos, suas famílias e a comunidade; processo de trabalho das equipes de saúde.
Teleconsultoria é uma consulta registrada e realizada entre trabalhadores, profissionais e gestores da área da saúde, com o intermédio de instrumentos de telecomunicação bidirecional – internet, telefone, aplicativos, etc.
Telediagnóstico é a emissão de laudo ou avaliação de exames através de dados de imagens e gráficos enviados pela internet. Trata-se do uso das modernas tecnologias para fornecer informação e atenção médica a pacientes e outros profissionais de saúde situados em locais distantes.
A Segunda Opinião Formativa (SOF) no contexto da BVS APS é uma fonte de informação que apresenta como conteúdo as perguntas e respostas baseadas em boa evidência relacionadas com os problemas prioritários de atenção primária à saúde (APS).
A tele-educação consiste na utilização de ferramentas tecnológicas para a construção e aperfeiçoamento de conhecimentos de alunos e profissionais das diferentes áreas do conhecimento.
As principais vantagens da telemedicina
Em 1967, o Hospital Geral de Massachusetts criou uma linha de comunicação com o aeroporto de Boston para que os atendimentos médicos de emergência no aeroporto pudessem contar com o auxílio dos profissionais do hospital, o que muitos consideram como a primeira prática de telemedicina do mundo.
O primeiro relato da utilização de telemedicina se deu a partir da invenção do estetoscópio eletrônico, em 1910, em Londres. Na época, foram desenvolvidos amplificadores, receptores e repetidores que permitiam a transmissão de sinais por até 50 milhas.
Em seguida, vamos mencionar quais são as desvantagens da telemedicina, já constatadas, de acordo com o site EzTalks:
Dicas para fazer um bom atendimento médico online
A telemedicina é um serviço de assistência de saúde à distância, feito de forma virtual, por meio da câmera e do microfone de um computador ou do telefone celular. O atendimento médico é feito sem a presença do paciente em consultório.
É possível acessar a Telemedicina do GNDI pelo Portal GNDI, acessando a área logada do beneficiário, ou pelo aplicativo GNDI easy.
Cabe dizer ainda que a telemedicina é exercida por profissionais de saúde devidamente capacitados, considerando as áreas avaliadas. Significa, por exemplo, que o responsável pela interpretação e produção de um laudo de telerradiologia será sempre um médico radiologista.
A telemedicina só é liberada se o médico utilizar a assinatura digital em todo o atendimento clínico. Para isso, é necessário adquirir um e-CPF e contar com um prontuário eletrônico capaz de emitir a assinatura digital, atendendo as certificações de segurança NGS-2 da SBIS-CFM.
10 dicas para uma carreira médica de sucesso
Quais são as 7 habilidades indispensáveis para os médicos?
Entre outras qualidades, podem ser lembradas, por exemplo, disponibilidade, capacidade de comunicação, acolhimento, humildade e paciência; porém, diante do artigo em questão, aceito o argumento de que valorizar a percepção do sofrimento e a busca por uma relação afetuosa tem implicações na prática clínica e no ensino ...
Dez segredos para alcançar sucesso como cirurgião