Significado de Haste [Botânica] Parte de um vegetal a que estão presas as folhas, as flores, os frutos. [Botânica] Pé de uma planta; caule, tronco, vergôntea, pedúnculo.
Os estipes geralmente são caules não ramificados, que apresentam em sua parte superior um aglomerado de folhas. É um tipo de caule encontrado em espécies de palmeiras.
Caule herbáceo – geralmente verdes e flexiveis, caracterizam as ervas; Caule sublenhoso – são lignificados apenas na parte mais elha, junto à raiz e ocorrem em muitos arbustos e ervas; Caule lenhoso – amplamente lignificado, rígidos e, em geral, deporte avantajado, formam, por exemplo, os troncos das árvores.
A morfologia do sistema caulinar é amplamente determinada pelo tipo de ramificação apresentada. Os principais tipos de ramificação são: Sistema monopodial: onde o crescimento do caule se dá pela atividade de uma única gema apical, que persiste por toda a vida da planta (fig. 1).
Significado de Xilopódio substantivo masculino Espessamento das raízes e caules subterrâneos de um vegetal, que serve para acumular água e nutrientes, permitindo a sobrevivência da planta em períodos de estiagem.
Resposta. nó (de onde saem as folhas, ou flores, ou uma ramificação do caule), entrenó (região que fica entre dois nós) e gema axilar (produz folhas ou ramo folioso e geralmente não se desenvolve como a gema terminal).
colmo
Arroz
O plantio irrigado requer alta disponibilidade de água, que as áreas de plantio sejam planas e maio investimento inicial para implementação da lavoura. Já o arroz de sequeiro ou de terras altas, o plantio é realizado sem que o solo seja submerso. E no Brasil este sistema é mais comum no cerrado.
O ciclo de desenvolvimento do arroz pode ser dividido em três fases principais: plântula, vegetativa e reprodutiva. A duração de cada fase é função da cultivar, época de semeadura, região de cultivo e das condições de fertilidade do solo. ... Há variedades de sequeiro, cultivadas em terras altas.
O arrozeiro é naturalmente adaptado ao solo inundado porque respira por uma estrutura vascular especializada, chamada de aerênquima, que capta o oxigênio da atmosfera e o leva para as células das raízes.
Verificou-se que a capacidade germinativa da semente de arroz desenvolve-se bem antes da maturação fisiológica, ocorrendo maiores alterações em sementes colhidas entre 8 e 13 dias após a emissão da panícula. Neste período, observou-se também maior variação na altura, no peso seco de plântulas e no peso seco da semente.
Para esse ano, a previsão é de valores próximos a R$ 65 em março. A queda do valor pago aos produtores em relação aos últimos meses de 2020 se deve à colheita do cereal no primeiro semestre de 2021.
O uso sustentável das várzeas compreende a utilização de sistemas de cultivos múltiplos, produzindo duas a três safras por ano na mesma área. Conseqüentemente, uma segunda colheita de arroz, através do aproveitamento da soca, pode ser uma alternativa viável para aumentar a produtividade de arroz em regiões tropicais.
A safra diz respeito ao plantio feito com a chegada das chuvas. É nesse período que as condições climáticas estão próprias para o início de lavouras como a do milho, por exemplo. Geralmente, a safra começa no mês de outubro e segue por novembro e dezembro.
Para resumir: a safra é a primeira safra; safrinha, a segunda. A entressafra fica entre o fim do último cultivo (da segunda safra, por exemplo) e o início da próxima safra.