Os impedimentos são agrupados em três grupos: impedimentos resultantes de parentesco; impedimentos resultante de casamento anterior e impedimentos resultante de crime.
Na prática poderá casar. Isto porque, pelas normas da corregedoria do Estado de SP não será exigido qualquer certidão criminal ou muito menos farão pesquisa criminal.
O código civil admite a possibilidade do casamento para o maior de 16 anos e menor de 18, desde que tenha autorização de ambos os pais, ou dos representantes legal. ... A autorização dos pais podem ser revogadas a qualquer momento até a celebração do casamento.
Casar com nome sujo é permitido Portanto, sabendo das diferenças você agora sabe que pode casar tranquilamente que o nome sujo não terá nenhuma relevância, pois o Cartório de Registro Civil não verifica esse tipo de restrição.
O casal deve apresentar obrigatoriamente 02 testemunhas no dia de marcar o casamento civil e, no mínimo, 04 testemunhas no dia da cerimônia . É necessário que as testemunhas sejam ser maiores de idade, e não podem ser pai ou mãe de qualquer um dos noivos.
§ 1º 0 casamento é civil e gratuita a celebração. § 2º 0 casamento religioso tem efeito civil, nos termos da lei. § 3º Para efeito da proteção do Estado, é reconhecida a união estável entre o homem e a mulher como entidade familiar, devendo a lei facilitar sua conversão em casamento.
Para aqueles que são maiores de 16 e menores de 18 anos¹, entende-se que podem se casar, desde que com a autorização de seus pais (artigo 1517 do Código Civil Brasileiro). Caso os pais não autorizem o casamento do filho que possui entre 16 e 18 anos, existe o que se chama de suprimento judicial de consentimento.
Para o casamento gratuito, os noivos devem assinar uma “Declaração de Hipossuficiência”, popularmente conhecida como “Declaração de Pobreza”, no próprio cartório. Essa declaração não precisa ser um formulário ou ter formato padronizado, podendo inclusive ser manuscrito.
Para que o casal obtenha a gratuidade ao casamento civil portanto, é necessário informar no cartório de registro civil onde o casamento será registrado o interesse na gratuidade, apresentando declaração de hipossuficiência, a popularmente conhecida "declaração de pobreza".
Ao som da marcha nupcial, composta por Richard Wagner, internautas apaixonados podem oficializar simbolicamente a união no saite Casamento Virtual (www.geocities.com/casamentovirtual). Basta preencher um formulário, com nome e e-mail dos pretendentes, dos padrinhos e das testemunhas.
Para quem tem esta questão, já há solução: o site casamentocivil.com.br agora disponibiliza online os formulários usados pelos cartórios para preparação do casamento civil. Adquirindo estes documentos através do site, apenas um dos noivos precisará comparecer pessoalmente ao cartório para dar entrada no casamento.
CASE COM O UTT EM 3 PASSOS
O casamento online pode ser realizado de várias formas. Uma delas é que o casal pode ir até o cartório de registro civil para assinar a papelada oficial com duas testemunhas e transmitir tudo ao vivo para os familiares e amigos através de uma rede social, como o Instagram ou Youtube, por exemplo.
Veja o passo a passo:
TIPOS DE VOTOS Nada contra a tradição, afinal, há muita profundidade ao repetir as palavras: “eu, fulano de tal, te recebo como meu esposo. Prometo ser fiel, te amar e te honrar na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza todos os dias da nossa vida”.