O processo de urbanização no Brasil tem início no século XX com o êxodo rural. Ou seja, o deslocamento de pessoas do campo para as cidades em busca de melhores condições de vida. ... O processo de industrialização dos centros urbanos foi fundamental para que a urbanização se expandisse cada vez mais no país.
A concentração fundiária, característica brasileira desde a colonização, desdobrou-se em baixa qualidade de vida nas áreas rurais, baixos salários e falta de apoio ao pequeno trabalhador rural, motivando a migração campo-cidade.
Sobre a urbanização brasileira é possível afirmar. ... O processo de urbanização que ocorreu no Brasil não tem relação com o êxodo rural, ou seja, com a saída da população da área rural para as cidades.
A imagem retrata a rápida aceleração da urbanização e o processo de modernização das cidades, uma vez que pobres e ricos dividem o mesmo local, todavia não o mesmo espaço social. ... O país veio se urbanizar em 1970 pra cá, antes a maior parte era rural, mas com ofertas de emprego, melhores salários e etc.
A relação entre industrialização e urbanização encontra-se no fato de que é o processo industrial que dinamiza as sociedades e atua no sentido de modernizá-las, embora esse não seja o único fator responsável por isso. ... Essa mecanização é intensificada pelas inovações técnicas produzidas pela industrialização.