Reatividade de grupos carbonílicos: reações de adição nucleofílica e de adição - eliminação de aldeídos e cetonas. Reatividade de compostos carboxílicos: reações de adição-eliminação de ácidos carboxílicos e derivados.
apresenta corretamente a ordem crescente de reatividade dos compostos carbonilicos. ácidos carboxilicos > amidas > aldeidos > cetonas > ésteres > cloretos de ácido > ... anidridos de ácido > cloretos de ácido > cetonas > aldeidos > ésteres > ácidos.
O nome correto depende de qual foi o monossacarídeo que sofreu ciclização. ... Se foi uma aldose (monossacarídeo no qual o grupo carbonilo é um grupo aldeído), então o novo grupo funcional designa-se de hemiacetal. Se foi uma cetose, então designa-se de hemicetal.
Quando o grupo aldeído das aldoses, ou cetona das cetoses, reage com a hidroxila da própria molécula, temos o fenômeno da ciclização das oses.
Estrutura cíclica Acontece uma reação entre o grupo carbonila e um grupo OH da própria molécula, formando compostos de homoacetais, quando tem a função aldeído e homocetais, quando tem a função cetona.
As aldo-hexoses em solução aquosa com pH próximo de 7 apresentam uma forma molecular alternativa, na qual o oxigénio do grupo carbonilo vai captar um hidrogénio do carbono, criando uma estrutura em anel. Estas configurações são chamadas formas anoméricas.
Substantivo feminino. 1. Quím. Açúcar com cinco átomos de carbono e função aldeído.
Podemos classificar os carboidratos em três grupos principais: → Monossacarídeos: São os compostos mais simples e que não podem ser hidrolisados. Sua estrutura é uma cadeia de carbono linear e simples. Como exemplo, podemos citar a glicose, frutose e galactose.
Carboidratos são normalmente formados por átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio. ... Os carboidratos são também chamados de açúcares, glicídios ou hidratos de carbonos. Os carboidratos possuem função energética, função estrutural e participam da formação dos ácidos nucleicos.
Os carboidratos são compostos orgânicos constituídos por carbono, hidrogênio e oxigênio, que geralmente seguem a fórmula empírica [C(H2O)]n, sendo n ≥ 7. A proporção entre os átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio é de 1:2:1.