Resposta. Equações lineares são as equações do tipo a1x1 + a2x2 + a3x3 + ..... + anxn = b, onde a1, a2, a3 são os coeficientes e x1, x2, x3 são as incógnitas e b o termo independente. ... 2x – 5y + 7z = 41 é uma equação linear.
Uma equação linear homogênea é uma equação que possui os termos independentes iguais a zero, por exemplo, 2x+5y-z = 0 é uma equação homogênea, portanto, podemos concluir que um sistema linear será considerado homogêneo se todas as suas equações tiverem os seus termos independentes iguais à zero.
Para encontrarmos numa equação de 1º grau com duas incógnitas, por exemplo, 4x + 3y = 0, os valores de x e de y é preciso relacionar essa equação com outra ou outras com as mesmas incógnitas. Essa relação é chamada de sistema.
O método da soma consiste em anular um dos termos do sistema, multiplicando uma ou ambas as equações por um número tal que possa anular esse termo. Se multiplicarmos a 1ª equação por 2 e a 2ª por -3, conseguiremos anular o termo que possui a incógnita (x), achando, dessa maneira, o valor de (y).
Para isso, usaremos como exemplo o seguinte sistema:
Mas como sabemos o que fazer em ambos os lados da equação?...Conclusão de como resolver equações de soma e subtração.