Entenda as 5 principais etapas das dinâmicas de grupo
Kurt Lewin
O conceito de dinâmica de grupo como o conhecemos hoje surgiu entre 1935 e 1955. Em Psicologia Social, o grupo é a instância que estabelece a ligação entre o individual e o coletivo. Neste âmbito, emerge como um conceito que vai além dos indivíduos que o compõem.
De forma direta, a dinâmica de grupo é uma ou mais atividades realizadas a fim de desenvolver um conjunto de pessoas — que podem estar em um processo seletivo ou já fazer parte da empresa —, usando técnicas para integrar, divertir, aprender e refletir.
O que fazer na dinâmica de grupo para mostrar potencial
As dinâmicas de grupo online são processos realizados por meio de ferramentas de comunicação digital, como o Skype, o Hangouts, ou plataformas contratadas pela empresa para o . A ideia é que as perguntas realizadas e atividades desenvolvidas, como a solução de um problema, sejam feitas a distância.
As dinâmicas de grupo são uma etapa do processo seletivo que procura avaliar as habilidades do candidato, por meio de jogos e atividades que simulem a rotina da função que o profissional quer exercer.
Nas seleções, é muito claro: a dinâmica de grupo serve para avaliar características dos candidatos que dificilmente seriam percebidas em uma entrevista individual. Por exemplo, se ele tem algum traço de liderança, poder de persuasão e bom raciocínio lógico, caso essas sejam qualidades desejadas na vaga em questão.
Com o objetivo de conhecer o candidato e analisar sua capacidade de organizar ideias, sua fluência verbal e o seu nível de criatividade, esse tipo de dinâmica pede que o candidato exponha, de forma resumida, informações importantes e relevantes sobre sua vida pessoal e profissional.
A dinâmica em grupo serve justamente para saber como o candidato se comporta junto a outros colegas. Se o candidato apresentar indiferença ou falta de interesse no que o outro tem a dizer, saiba que esse comportamento pode ser repetido caso ele seja contratado.
Dinâmica de grupo na entrevista: conheça as melhores estratégias para se destacar
Prepare-se A primeira delas é treinar em casa uma pequena apresentação, que contenha informações como nome, onde estudou, idade e qual tipo de experiência profissional ou pessoal, como trabalho voluntário ou trabalho da faculdade, se já teve. “Apresente-se para um parente que tenha um olhar crítico e que possa ajudar.
A apresentação pessoal é um momento na entrevista de emprego em que o candidato deve fazer um resumo de suas experiências profissionais, formações acadêmicas e paixões. Uma boa apresentação pessoal deve ser curta e focar nas informações relevantes para a vaga.
Informe seus objetivos, competências e realizações e ressalte suas qualidades. Por último, escolha projeto pelo qual tem bastante orgulho. Dê preferência para o que tenha relação com a vaga a que está se candidatando. Descreva-o e comente suas contribuições.
Como se apresentar bem… por escrito
Se for possível, escolha um lugar da escola agradável para se sentarem em roda no chão. Nesse dia, você deve se apresentar, falar sobre sua formação, onde já trabalhou, por que escolheu dar aula. Também é preciso mostrar satisfação de conhecer a turma e apresentar suas expectativas em relação ao trabalho.
"Seja proativo e ofereça ao novo líder informações que possam ajudá-lo a se habituar mais facilmente ao emprego", sugere a especialista. "Coisas como apresentar a ele o organograma do departamento, o seu currículo e o de seus colegas de equipe, e uma cópia das metas anuais com o atual status de cumprimento.
4 Dicas de como fazer uma boa apresentação de empresa
10 dicas para usar o Instagram de forma profissional
Passadori
A etapa mais importante do processo seletivo de mestrado é a apresentação de um projeto de pesquisa. Ele deve especificar o tema que o estudante pretende investigar justificando o motivo da escolha e os objetivos do estudo. Além disso, deve definir uma metodologia e um cronograma com as etapas do projeto.