“Acender vela vermelha ou azul pra Ogum? Xangô é Marrom!”...As cores dos Orixás na Umbanda.
As velas acesas para Iansã deverão ser da cor amarela, para continuar em sua frequência vibratória. A variação de quantidade de velas deve ser a mesma que se acende para qualquer outro Orixá ou Entidade, de acordo com os objetivos da magia.
Cor da vela: Azul bebê (iemanjá, ondianas, sereias, iaras e marinheiros). Amarelo para Oxum. E lilás para Nanã.
A vela de cor azul tanto pode ser acesa para Oxum como para Iemanjá, que aceita em seu ritual velas brancas. Por isso alguns Terreiros preferem usar as velas bicolores, nas cores azul e branca, para Iemanjá.
Sábado é o dia das águas na Umbanda, um dia dedicado as orixás Iemanjá, a Rainha do mar e Oxum, a Rainha dos Rios. Este é um dia perfeito para orações e trabalhos espirituais para questões familiares e assuntos ligados ao amor.
domingo, 8 de dezembro
Para acender uma vela para seu Preto Velho, mesmo que não saiba o nome da entidade, escolha um pequeno prato onde possa colocar a vela (pode ser usado novamente depois da queima da vela), e coloque ao lado do prato um copo de água cheio e do outro lado a xícara de café cheia.
Ao acender a vela ao Orixá, coloque embaixo um pratinho limpo, que não precisa ser novo e pode ser reutilizado após a queima da vela. Ao lado da vela, sugere-se colocar um copo de água cheio. Acenda a vela, ajoelhe-se e faça seu pedido ou agradecimento.
Nomes comuns de Preto Velho na Umbanda
Oxóssi: Verde. Iansã: Amarela. Iemanjá: Azul claro ou Branca. Nanã: Lilás (Roxa).
Cores: Azul-claro no Candomblé que atrai amizade e o verde, na Umbanda que representa as matas. Características do Orixá: Oxossi é hábil e é chamado de Alákétu (Senhor da cidade de Kétu na Nigéria).
velas: verde, branca, bicolor verde e branca, azul clara, amarela. ervas: guiné, samambaia, alecrim de caboclo, goiabeira, capim limão, etc. flores: flores do campo, girassol, palmas brancas, rosas brancas, margaridas, etc.
INCENSO DE OXOSSÍ: Arruda, Flor de Laranjeira, Hortelã, Erva-Doce, Erva-Cidreira, Abacaxi e Pinho. INCENSO DE OGUM: Sândalo, Patchuli, Eucalipto, Samambaia, Jurubeba, Cravo e Vertiver.
No horário em que você realmente puder parar, sem pressa, para se conectar com o seu anjo da guarda. Se você tiver algum compromisso e tiver tempo certo para acender a vela e sair, o melhor é aguardar para um outro momento, porque a forma que você acende, a energia que você passa para a vela faz total diferença.
Pegue a vela e rode mentalizando o casal junto e se amando. Em seguida, acenda a vela no prato ou pires e deixe-a queimar por inteiro. Para finalizar, jogue todos os materiais usados fora....Para fazer o ritual, você vai precisar de:
Para fazermos a firmeza do Anjo da Guarda é necessária apenas uma vela de 7 dias branca (pode ser substituída por velas palito, a diferença que essa vela palito será acesa uma nova a cada dia. Antes de acender uma vela verifique se o local oferece segurança para isso.
Atraia seu anjo da guarda para te proteger