Atualmente, sabe-se que a Didática tem como objetivo os processos de ensino e de apren- dizagem, ultrapassando a técnica, sendo um meio de compreensão crítica da educação e dos processos de ensino e de aprendizagem.
Pesquisas Educacionais. A história da Didática no Brasil revela que sua trajetória procurou atender às necessidades educacionais de cada época e contexto social. ... O termo Didática foi instituído pelo teórico João Amós Comênius, na obra Didática Magna e significa a "A Arte de Ensinar".
A Didática ativa dá grande importância aos métodos e às técnicas, como o trabalho em grupo, atividades cooperativas, o estudo individual, as pesquisas, os projetos, as experimentações etc., bem como aos métodos de reflexão e método científico de descobrir conhecimentos.
Esse termo, “didática” foi estabelecido por Comenius (Jan Amos Komensky) em sua obra Didática Magna (1657), e originalmente significa “arte de ensinar”. Tradicionalmente, os elementos da ação didática são: professor, aluno, conteúdo, contexto e estratégias metodológicas. ...
São precursores da Didática: a) João Amos Comênio, São Tomás de Aquino, Jean-Jacques Rousseau e Johann Friedrich Herbart. ... São elementos estruturantes da Didática: a) objetivos, conteúdos, tecnicismos, políticas de ensino, recursos e avaliação.
3a Questão (Ref.: Pontos: 0,1 / 0,1 A Didática é uma disciplina do campo da Pedagogia que estuda tudo que está relacionado ao processo de aprendizagem, sobre a didática é CORRETO afirmar: A didática se caracteriza como mediação entre as bases teórico-científicas da educação escolar e a prática docente.
Resposta: A didática estuda os diferentes processos de ensino e aprendizagem.
A didática estuda os diferentes processos de ensino e aprendizagem. ... A Didática é um ramo da ciência pedagógica que tem como objetivo ensinar métodos e técnicas que possibilitem a aprendizagem do aluno por parte do professor ou instrutor.
Um bom planejamento destaca:
39)define sequência didática como “um procedimento simples que compreende um conjunto de atividades conectadas entre si, e prescinde de um planejamento para delimitação de cada etapa e/ou atividade para trabalhar os conteúdos disciplinares de forma integrada para uma melhor dinâmica no processo ensino- aprendizagem.”
Uma sequência didática pode ser considerada como um conjunto organizado de materiais de ensino destinados a ensinar/permitir aprendizagem de um determinado conteúdo. Uma SD deve ser composta de recursos de ensino para alunos e orientações para o professor.
O que são sequências didáticas? As sequências didáticas são um conjunto de atividades ligadas entre si, planejadas para ensinar um conteúdo, etapa por etapa. Organizadas de acordo com os objetivos que o professor quer alcançar para a aprendizagem de seus alunos, elas envolvem atividades de aprendizagem e de avaliação.
Sequências didáticas são um conjunto de aulas pensadas para ensinar um conteúdo de forma acumulativa. Ao longo dos dias (ou mesmo semanas, para projetos mais extensos), as crianças vão construindo o conhecimento, sempre passando de desafios mais simples para mais complexos.
A sequência didática é uma forma de organização do trabalho pedagógico que permite antecipar o que será enfocado em um espaço de tempo que é variável em função do que os alunos precisam aprender, da mediação e do constante monitoramento que o professor faz para acompanhar os alunos, por meio de atividades de avaliação ...
Sequência didática é um termo usado na Educação Infantil para definir um conjunto de atividades encadeado de passos e etapas ligadas entre si para tornar mais eficiente o processo de aprendizado. Toda e qualquer sequência didática planejada deve ser desenvolvida para atingir um objetivo, mas não é qualquer objetivo.
A sequência didática é uma estratégia que valoriza os conhecimentos prévios dos alunos. Isso auxilia os professores no trabalho com o currículo escolar, já que não terão que ensinar tudo o que o PPP propõe, mas aquilo que é mais crítico e difícil para os alunos compreenderem sobre um tema.
DIFERENÇA ENTRE PLANO DE AULA E SEQUÊNCIA DIDÁTICA De fato, a diferença entre um plano de aula e uma sequência didática é que a primeira diz respeito a apenas uma aula. Já a SD é responsável por trabalhar uma unidade temática completa, assim como é demonstrado no vídeo e nos exemplos de sequências didáticas abaixo.
Porem cada um possui uma utilidade especifica: O plano de aula é uma ferramenta muito importante para o professor. ... O projeto pedagógico é um projeto desenvolvido pelo professor com o intuito de desenvolver um trabalho pedagógico que abrange uma ou mais turmas ou ate mesmo toda a escola.
Plano: contém informações básicas incluindo os objetivos gerais do que se pretende fazer. Projeto: tem todas as fases de criação incluindo estudos de viabilidade para colocar em prática a ideia.
Programa é o aprofundamento do plano podendo também ser definido como um conjunto de projetos que visam alcançar objetivos mais amplos nas políticas públicas. Projeto são atividades coordenadas para alcançar objetivos específicos, busca a resolução das necessidades apresentadas pela população.
Análise dos resultados obtidos no ano anterior, troca de experiências e aprendizados gerados; Definição dos objetivos e metas referentes à gestão escolar (pedagógica, administrativa, financeira etc.), que irão nortear o novo ano letivo; Revisão do Projeto Político Pedagógico (PPP);