Quais afirmações abaixo descrevem corretamente a Fronteira Eficiente: I – É uma curva onde estão as carteiras com melhor relação risco versus retorno. II – Um investidor racional selecionará carteiras que estão à esquerda (fora) da Fronteira Eficiente.
Construção da Fronteira Eficiente A variância mede o grau de dispersão dos retornos em relação à média, ela é calculada subtraindo cada retorno pela média, elevando ao quadrado os resultados e então dividindo a soma dos quadrados pelo número de retornos calculados subtraídos por um.
Código da questão: 32989 4) Qual das hipóteses abaixo sustenta que ao utilizar o CAPM o investidor busca maximizar a relação risco versus retorno? Alternativas: · Não há restrições para negociação no mercado. · Existência de uma taxa livre de risco no mercado. · Os ativos possuem risco sistêmico.
Código da questão: 32967 6) Qual alternativa descreve corretamente uma das etapas da Simulação de Monte Carlo: Alternativas: · Análise da relação risco versus retorno da carteira. · Seleção das variáveis do modelo que serão utilizadas para elaboração de cenários.
Desta forma, o Método de Monte Carlo é uma técnica utilizada para simular fenômenos probabilísticos por meio da geração de números randômicos atribuídos as variáveis independentes simulando cenários e possíveis resultados, também aleatórios, das variáveis dependentes e posterior cálculo da probabilidade de determinado ...
No Excel, a formula RSQ faz esse cálculo. É importante lembrar que o Beta é só um bom chute de sensibilidade. No entanto, se você comprou uma ação com o Beta de 1.
Em termos matemáticos, o cálculo do Beta pode ser feito pela razão entre a covariância do retorno de um ativo e o retorno da carteira/mercado, e a variância da carteira/mercado.
Para calcular o Beta utilizamos a variação conjunta da rentabilidade do investimento com o mercado. Para isso utilizamos a covariância entre estes dois rendimentos, dividindo pela variância do mercado. O Beta utilizado no CAPM é positivo já que procura analisar investimentos que acompanham os riscos do mercado.
Digite “= B1 + (B2 * (B3-B1))” na célula A4, que fornecerá o CAPM do seu investimento. No exemplo, isso resulta em um CAPM de 0,132, ou 13,2%.
Como calcular o CAPM A fórmula funciona da seguinte forma: E(R) = Rf + β (Rm – Rf), sendo: E(R) = o retorno esperado, ou seja, resultado que o CAPM busca calcular; Rf = taxa de juros livre de risco (ou com menor risco possível);