As artes são elementos indispensáveis no desenvolvimento da expressão pessoal, social e cultural do aluno. São formas de saber que articulam imaginação, razão e emoção. Elas perpassam as vidas das pessoas, trazendo novas perspetivas, formas e densidades ao ambiente e à sociedade em que se vive.
No Ensino Fundamental o componente curricular Arte tem como objetivo principal conduzir os estudantes a situações e processos de criação, crítica, expressão e reflexão, sobre as produções artísticas e culturais no âmbito das Artes Visuais, da Dança, da Música e do Teatro.
Habilidades da BNCC na Educação Infantil
A BNCC propõe que a abordagem das linguagens articule seis dimensões do conhecimento que, de forma indissociável e simul- tânea, caracterizam a singularidade da experiência artística.
A BNCC de Arte propõe que a abordagem das linguagens articule seis DIMENSÕES DO CONHECIMENTO que, de forma indissociável e simultânea, caracterizam a singularidade da experiência artística: CRIAÇÃO, CRÍTICA, ESTESIA, EXPRESSÃO, FRUIÇÃO, REFLEXÃO.
Diferente da Educação Infantil, a proposta da BNCC Ensino Fundamental − Anos Iniciais é a progressão das múltiplas aprendizagens, articulando o trabalho com as experiências anteriores e valorizando as situações lúdicas de aprendizagem.
São objetos de conhecimento, para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, segundo a BNCC (Brasil, 2017): noções de acaso; ideia de aleatório em situações de cotidiano; ideia de acaso em situações de cotidiano/espaço amostral; análise de chances de eventos aleatórios; espaço amostral - análise de chances de eventos ...
O BNCC é um documento feito pelo Ministério da Educação, adotando a mesma regra dos documentos oficiais de outros Ministérios temos:
Aqui, você deverá selecionar a unidade temática específica para a área do conhecimento selecionada. Determine o objeto de conhecimento específico para a unidade temática, levando em consideração a área do conhecimento e unidade temática. As habilidades também deverão aparecer em seu plano de aula.
Como fazer um plano de aula
Como fazer um plano de aula usando as competências e habilidades da BNCC
Um exemplo de atividade que trabalha a BNCC na prática em sala de aula com alunos da educação infantil é a criação de histórias de faz de conta. Nelas, as crianças imaginam, criam espaços diferentes e trabalham o respeito e a empatia pelos colegas.
Basicamente, a BNCC especifica quais são as principais competências que todas as crianças devem desenvolver durante a educação básica....Desenvolvimento tecnológico e gerenciamento de projetos
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que regulamenta quais são as aprendizagens essenciais a serem trabalhadas nas escolas brasileiras públicas e particulares de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio para garantir o direito à aprendizagem e o desenvolvimento pleno de todos os estudantes ...
O documento foi criado para que todas as escolas tenham um padrão mínimo de instrução, e o esperado é que essa padronização aumente a qualidade do ensino no país, especialmente na esfera pública.
Em 14 de dezembro de 2018, o ministro da Educação, Rossieli Soares, homologou o documento da Base Nacional Comum Curricular para a etapa do Ensino Médio. Agora o Brasil tem uma Base com as aprendizagens previstas para toda a Educação Básica.
A alfabetização se constitui em uma etapa primordial nos anos iniciais do ensino fundamental que integrada ao letramento contribui para a efetuação eficaz do ensino e da aprendizagem no qual têm por objetivo que os alunos desenvolvam a escrita e a leitura, concomitantemente, tendo em vista que são processos ...
Quando a BNCC fala especificamente do componente curricular Língua Portuguesa, ela propõe quatro grandes eixos:
De acordo com estudos realizados acerca dos fatores que influenciam a leitura, constatou-se quais as competências fundamentais para o processo de alfabetização: consciência fonológica, familiaridades com textos impressos, metalinguagem, consciência fonêmica, conhecimento do princípio alfabético, fluência, vocabulário e ...
Habilidades e competências necessárias para desenvolver a escrita e a leitura
Capacidade de lidar com letras; identificar palavras. Manusear e saber usar livros. Capacidade de usar termos corretos para falar a língua. Em um processo de alfabetização, por exemplo, o aluno precisa conhecer termos como letra, espaço, linha, página, palavra etc.
Selecione as competências envolvidas na aprendizagem da leitura: Compreensão da linguagem falada ou compreensão de texto. Conhecimento do significado das palavras. Capacidade de ler com precisão, sem esforço, com razoável velocidade e com expressão e fraseamento, excertos de texto apropriados à idade.