São jogos de agilidade, rapidez e grande desempenho físico, que requerem amplos espaços e liberdade de movimentos. Quando o pegador conseguir tocar na criança do centro, esta passará a ser o pegador e um dos laterais do grupo irá para o centro, continuando a brincadeira. ...
Veja 10 brincadeiras antigas para ensinar a seus filhos
Usavam tocos de madeira, pedrinhas, legumes e palitos para fazer animais, além de brincadeiras como amarelinha, cinco Marias, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, empinar pipa, dentre várias outras e, assim, se divertiram por décadas e décadas. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Brincadeiras populares transmitidas de geração em geração As brincadeiras folclóricas, também conhecidas como brincadeiras de rua ou tradicionais, são jogos que nasceram da cultura popular. Elas fazem parte dos hábitos e costumes populares e são passadas de geração em geração ao longo do tempo.
Mini, mini, mini - Origem: Divinópolis (MG) Acorda, leão - Origem: Belo Horizonte (MG) Menino pega menina - Origem: Aracruz (ES) Mamãe galinha - Origem: Miguel Pereira (RJ)
Os jogos e brincadeiras presentes na cultura portuguesa, africana e indígena acabaram difundindo na cultura lúdica brasileira. ... Ninguém sabe a gênese desses jogos, seus criadores são anônimos, e que só se sabe que eram atitudes abandonadas por adultos, por fragmentos de romances, poesias, mitos, e rituais religiosos.
Significado de Peteca substantivo feminino Pequena bola de pano ou de couro, com um chumaço de penas fortemente preso a um cabo, que os jogadores lançam ao ar, uns para os outros, com a palma da mão. Fazer alguém de peteca, fazer de alguém joguete ou motivo de escárnio.
O objetivo principal do jogo é a marcação de pontos que, assim como no vôlei, consiste em fazer com que a peteca caia no chão do campo adversário. Preparar no pátio da escola ou quadra o espaço para o jogo de peteca.