De acordo com Thais Bustamante, pediatra pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), recém-nascidos até podem tomar mais de um banho por dia, desde que haja necessidade, como maior transpiração e fezes em grande quantidade, e os responsáveis sigam cuidados específicos.
Qual é o risco se o bebê não arrota depois de mamar? Não arrotar significa que o ar (se ele entrou), estará preso dentro do estômago do bebê. Isso pode facilitar o refluxo ou o retorno de conteúdo de leite à boca.
Não há um limite recomendado de banhos no bebê, por dia Normalmente, um banho por dia é o suficiente para manter o bebê limpo. Mas, com o calor, não há problema em dar dois banhos. Neste caso, o segundo pode ser dado apenas com água para não ressecar a pele do pequeno.
A amamentação não afeta diretamente o banho, portanto, o banho antes ou depois da mamada não é uma regra.
O bebé pode tomar banho depois de comer Sim, o bebé pode tomar banho após a refeição, já que estando a água à temperatura corporal não irá provocar um choque térmico, alterando a digestão.
No entanto, não há contraindicação em tomar banho depois das refeições, pois o banho não requer nenhum esforço físico relevante. Também não há problema em nadar após ingerir alimentos leves e pouco volumosos, como sorvetes e frutas, por exemplo.
O alimento permanece mais tempo no estômago e no intestino, podendo sofrer uma nociva fermentação provocada por bactérias. Já a água fria não traz problemas de digestão. Risco maior corre quem decide nadar depois de comer: o exercício físico atrai muito mais sangue para os músculos do que a água quente do banho.
– Depende muito de como a pessoa esvazia o estômago, mas em média o ideal é em torno de 90 a 120 minutos. Se você for se exercitar depois do almoço, a digestão já está em andamento e você pode prejudicar este processo.
O primeiro foi orientado a tomar banhos frios após cada treino: a água deveria estar a 10º C e eles tinham que se manter no chuveiro (ou na banheira) por 15 minutos. Já o segundo recebeu instruções para permanecer sentado durante 15 minutos depois do exercício.
Além dos aspectos higiênicos e sociais, tomar banho depois do exercício cumpre uma função específica que beneficia o organismo. "Principalmente, estimula a circulação sanguínea, fortalece a pele e ajuda a lipólise, que é um processo metabólico realizado a queimar gordura.
Água quente é mais indicada para relaxamento muscular, além de capacitar as vias aéreas, ou seja, melhorar a respiração. Saunas, banhos de imersão e no ofurô são indicados para os corredores, mas não podem passar de 15 minutos.
No entanto, não pode ser por muito tempo, já que os raios UV também podem causar desenvolvimento de câncer de pele. Por isso, para adultos saudáveis de pele branca, é importante não ultrapassar a recomendação de 15 a 20 minutos de banho de sol, três vezes por semana.
Dicas de como tomar sol
Para produzir vitamina D, o ideal é tomar sol sem filtro solar com o máximo de partes do corpo expostas por pelo menos 20 minutos ao dia. O sol do início da manhã e do final da tarde produzem menos vitamina D que o horário de pico, entre 12 e 14 horas.
Quando informamos que o ideal é tomar banho sol todos os dias para que o organismo absorva esse nutriente, precisamos nos atentar ao horário adequado para a exposição ao sol e ao tempo sugerido para cada tom de pele. Confira: Os melhores horários para se expor ao sol é entre 10h - 11h30 e 15h - 16h30.
Segundo Michael Holick, o tempo médio seria de 15 a 20 minutos ao sol, sem nenhum protetor solar nos braços, pernas, abdomen e costas, mas com o rosto sempre protegido. Ele explica que o filtro solar impede que a Vitamina D seja metabolizada.