As orações subordinadas substantivas são assim chamadas porque ocupam os lugares próprios dos substantivos e são classificadas conforme a função sintática que exercem.
Orações reduzidas são orações introduzidas por formas nominais (infinitivo, gerúndio ou particípio) e que não são acompanhadas por conjunção ou pronome relativo. É provável ele atrasar o treino. Mesmo atrasando o treino, ele disse que viria.
são classificadas conforme o papel sintático que exercem na frase. são constituídas de dois períodos simples. uma oração funciona como termo de outra. São sintaticamente independentes.
Orações subordinadas substantivas são orações que têm a mesma função que um substantivo na frase. Começam, maioritariamente, com as conjunções integrantes que e se. As orações subordinadas substantivas exercem as funções de sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, predicado nominal e aposto.
Elas são classificadas em 6 tipos: subjetiva, predicativa, completiva nominal, objetiva direta, objetiva indireta e apositiva.
As orações subordinadas substantivas têm o papel de substantivo e podem desempenhar funções sintáticas de sujeito, predicado, complemento nominal, objeto direto, objeto indireto e aposto.
As orações subordinadas substantivas são aquelas que exercem as funções específicas de um substantivo na relação de dependência com uma outra oração.
E as funções sintáticas que as orações subordinadas podem exercer são as seguinte: sujeito, objeto direto, objeto indireto, predicativo do sujeito, aposto, complemento nominal, adjunto adnominal e adjunto adverbial.
Resposta: Orações Subordinadas Substantivas são orações que exercem papel de substantivo e podem ser encontradas nas frases com funções de sujeito, complemento, objeto, predicado e aposto. Assim, a classificação sintática de uma oração subordinada substantiva depende do contexto.