Os lipídios da membrana são moléculas anfipáticas, ou seja, possuem uma extremidade hidrofílica (ou polar) e uma extremidade hidrofóbica (ou apolar). ... Elas são totalmente permeáveis à água e moléculas lipossolúveis, sendo impermeáveis a íons carregados eletricamente e a moléculas polares não carregadas.
Compostos hidrofóbicos são aqueles que não interagem com a água sendo insolúveis na mesma; são apolares e solúveis em óleos e gorduras. ... Compostos anfipáticos são aqueles que possuem uma região que é hidrofílica, capaz de interagir com a água, e uma região hidrofóbica.
Moléculas anfipáticas (do grego: amphi, ambos + pathos, paixão), ou anfifílicas, são moléculas que apresentam características hidrofílicas (solúvel em meio aquoso), e hidrofóbicas (insolúvel em água, porém solúvel em lipídios e solventes orgânicos).
Para dissolver uma substância, a água, ou qualquer outro solvente, sofre diferentes interações com o soluto, propiciando o surgimento de novas ligações. Ao encontrar íons formando um composto iônico (sólido), por exemplo, a água aproxima-se do íon pelo polo de sinal contrário ao dele.
Mas, esses dipolos não se cancelam, porque a molécula de água se encontra em um ângulo de 104,5º, mostrando que a distribuição e carga ao longo da molécula não são uniformes. Há uma maior densidade de carga negativa sobre o átomo de oxigênio da molécula. Isso nos mostra que a molécula de água é realmente polar.
O óleo e a água não se misturam. Isso porque as interações entre as moléculas - unidades que constituem as substâncias - que formam cada um dos dois líquidos são mais fortes do que a interação que haveria na mistura. Por isso, a mistura não ocorre.
Moléculas polares são estruturas que apresentam dois polos e interagem por meio de forças dipolo induzido. Moléculas polares são aquelas que apresentam polos (positivo e negativo) e unem-se por meio desses polos, ou seja, polo positivo de uma molécula liga-se ao polo negativo da outra.
A ligação mais polar é o H-O, por que dentre os três elementos (C, O e CL) ele é o mais eletronegativo. Para se lembrar: Eletronegatividade: capacidade de um átomo de atrais elétrons.
Ligação covalente é a interação interatômica entre átomos de natureza não metálica por meio do compartilhamento de elétrons.