EQST

O Que O Julgamento De Scrates?

O que é o julgamento de Sócrates?

Sob o seu manto, em 399 a.C., há cerca de 2.

Qual o motivo do julgamento de Sócrates?

Grosso modo, os autos do julgamento de Sócrates alegam que o pensador grego foi condenado por corromper a juventude ateniense e insultar as tradições religiosas da cidade. No entanto, outras questões podem ser colocadas para entender as motivações do seu julgamento.

Qual é a ideia central do texto da defesa de Sócrates?

A defesa de Sócrates Perante o que discutiu com o adversário, o pensador reflete sobre a verdadeira raiz do problema: o ódio que tem sido alimentado por ele: "a calúnia e a insídia do povo". Apesar disso, afirma que não se envergonha dos seus atos, já que cumpre o desejo dos deuses.

Quem foi meleto?

Meleto (em grego: Μέλητος, século IV e V a.C.) foi um grego ateniense antigo do demo de Pithus, conhecido por seu papel de promotor no julgamento e subsequente execução do filósofo Sócrates.

Qual a melhor definição de maiêutica?

A maiêutica é um método filosófico criado pelo filósofo grego antigo Sócrates. A maiêutica socrática consiste num jogo dialético de perguntas e respostas sucedidas de mais perguntas.

Qual é para Platão a relação entre a alma e o corpo?

Segundo Platão, a relação entre corpo e alma se dá por meio da relação de mortalidade e mudança de fase. Platão descreve a alma como sendo imortal, enquanto o corpo é mortal, onde após a morte da parte física humana essas partes serão dissociadas.

Quando é pois que a alma atinge a verdade temos de um lado?

Quando é, pois, que a alma atinge a verdade? Temos de um lado que, quando ela deseja investigar com a ajuda do corpo qualquer questão que seja, o corpo, é claro, a engana radicalmente. ... Ora, esse objeto é, como dizíamos, a verdade.” PLATÃO.

Quando a nossa alma atinge a verdade?

Sócrates - [...] ... E é este então o pensamento que nos guia: durante todo o tempo em que tivermos corpo, e nossa alma estiver misturada com essa coisa má jamais possuiremos completamente o objeto de nossos desejos! Ora, este objeto é, como dizíamos, a verdade.

Como Platão explica o mito do amor?

Platão falava do amor pela sabedoria como o mais perfeito e puro conceito de amor. Portanto, o amor platônico não corresponde a uma idealização de uma pessoa, mas sim a alcançar a sabedoria, um tipo de beleza espiritual.