Sintomas de entorse de tornozelo Inchaço da parte lateral do pé; A área pode ficar inchada e arroxeada, sendo comum que o roxidão surja apenas 48 horas depois da torção; Sensibilidade ao tocar na região lateral do tornozelo e do pé; Pode haver pequena elevação da temperatura no local afetado.
Função. O tibial anterior faz a dorsiflexão do pé na articulação talocrural e o inverte na articulação subtalar.
FL e curto são os principais mm. eversores do tornozelo, e os mm. TA e tibial posterior são os principais mm. inversores do tornozelo (Hertel, 2002; Kaminski e Hartsell, 2002).
O extensor longo dos dedos (músculo ELD) é um músculo peniforme do compartimento anterior (extensor) da perna....Músculo extensor longo dos dedos.
Funções. A contração do músculo extensor curto dos dedos resulta na extensão dorsal (dorsiflexão) do segundo ao quarto dedos, ocorrendo nas articulações metatarsofalângicas dos mesmos dedos.
O músculo extensor dos dedos origina-se no epicôndilo lateral do úmero e inserem-se nas falanges média e distal do segundo ao quinto dedos e é responsável pela extensão do punho e dos dedos.
O músculo flexor profundo dos dedos é um músculo fusiforme localizado profundamente no compartimento anterior (flexor) do antebraço....Músculo flexor profundo dos dedos.
Músculo flexor profundo dos dedos Seus quatro tendões cursam pelo túnel do carpo e entre os tendões finais do flexor superficial dos dedos, na altura das falanges médias. Distalmente eles se inserem na face palmar das falanges distais do segundo ao quinto dedos.
O epicôndilo lateral do úmero é uma proeminência situada na extremidade distal do úmero. Dá inserção ao ligamento colateral radial e aos músculos extensores superficiais do antebraço, que são o extensor radial curto do carpo, extensor dos dedos, extensor do dedo mínimo, extensor ulnar do carpo, e para o supinador.
Músculo achatado e oblíquo que está situado superficialmente na porção anterior do antebraço. É inervado pelo nervo mediano e tem a função de fletir e efetuar a pronação do antebraço.
O braquial é o mais forte flexor da articulação do cotovelo. Ele é um flexor mais forte mesmo que o bicípite braquial, devido à sua proximidade com o eixo da articulação, e além disso somente age em uma articulação, em contraste com o bicípite braquial.
pronador quadrado (3): é o principal pronador do antebraço M. pronador redondo (2) M. supinador (1): é o principal músculo supinador do antebraço, e quando o cotovelo está em flexão, a tensão no supinador diminui e o bíceps do braço auxilia na supinação.
Função. Os flexores superficiais auxiliam em diversos movimentos das articulações do antebraço e da mão. Como o nome indica, (quase) todos realizam flexões da articulação da mão (exceto o pronador redondo). Outra coisa que esses músculos possuem em comum é que eles são fracos flexores da articulação do cotovelo.
O músculo flexor ulnar do carpo é um músculo localizado nos membros superiores e tem sua origem no epicôndilo medial do úmero e olécrano da ulna. Possui inserção no osso pisiforme, base do metacarpo V e osso hamato.
Funções dos Músculos: a) Produção dos movimentos corporais: movimentos globais do corpo, como andar e correr. b) Estabilização das Posições Corporais: a contração dos músculos esqueléticos estabilizam as articulações e participam da manutenção das posições corporais, como a de ficar em pé ou sentar.
Os músculos extensores possuem a função de gerar tensão no osso para que ele se estique, está presente em praticamente todos os membros do corpo humano. Os músculos flexores fazem os membros se dobrarem, e também está presente em quase todos os membros do corpo humano.
Estes músculos são antagônicos, e se chamam "flexores dos dedos" e "extensores dos dedos", respectivamente.
Assim, os músculos flexores do joelho são responsáveis pelo movimento de flexão que ocorre no plano sagital entre os côndilos do fêmur e da tíbia. A amplitude articular na flexão corresponde a 0°-140° e na extensão de 140°-0° (MARQUES, 2003).
Anatomia do cotovelo
Já o músculo braquial esta ativo em todos os tipos de flexão do cotovelo, seja em supinação ou em pronação. Os músculos tríceps e ancôneo são responsáveis pela extensão do cotovelo.
O braquiorradial é um flexor forte do cotovelo quando o antebraço está em uma posição intermediária entre a supinação e a pronação. Quando pronado, o braquiorradial é mais ativo na flexão do cotovelo, já que o bíceps braquial está numa desvantagem mecânica.
O principal músculo responsável pela extensão do cotovelo é o tríceps. O movimento teste ocorre no plano sagital. Ao realizar este teste, evitar a flexão do ombro e observar a posição do antebraço, se não estiver na posição anatômica.
É o ponto de articulação de três ossos: o úmero do braço e o rádio e a ulna do antebraço. A articulação do cotovelo é classificada estruturalmente como uma articulação sinovial....Articulação do Cotovelo.
O cotovelo normal tem uma amplitude de 150°, sendo a extensão (esticar) normal de 0° e a flexão (dobrar) de 150°, com variações entre os indivíduos. Além do movimento de extensão/flexão, o cotovelo também pode perder os movimentos de rotação do antebraço (pronação/supinação), sendo o normal de 80º.