Predominantemente afetivo, onde o sujeito se expressa por meio de movimentos corporais, do contato corporal e do toque. ... Aqui, o aprendizado demanda uma presença e uma qualidade de troca corporal intensa, que passa pelo tato, pelo toque e pela segurança do embalo.
O estágio do personalismo é marcado pela formação dos aspectos pessoais da criança, ou seja, da sua personalidade e da autoconsciência. Indo dos três aos seis anos de idade (aproximadamente), a criança tende a apresentar a 'crise negativista': a criança acaba por se opor sistematicamente ao adulto.
Assim, a característica principal desse estagio é marcado pela inercia, ou seja a criança não tem poder de mudança e fixação, evidenciando a fragilidade de suas condutas voluntarias. Agindo a criança indiscriminadamente a estímulos exteriores.
Estágio Sensório-motor e projetivo (1 – 3 anos) Características gerais: - Campo funcional predominante: cognitivo. - Direção do desenvolvimento e das atividades da criança: centrífuga. - Exploração da realidade exterior e do mundo físico. ... - Direção do desenvolvimento e das atividades da criança: centrípeta.
Qual dos itens abaixo, traz características do estágio categorial (6-11 anos), proposto por Wallon? ... A criança expressa sua afetividade por meio de movimentos desordenados e o recurso de aprendizagem nesse estágio é a fusão com o outro. A criança se descobre diferente de outras crianças e dos adultos.
Categorial/Cognitiva. ... Sensório motor e Projetivo/Cognitiva. Feedback da resposta: Comentário: Aninha apresenta as características do estágio Categorial: exploração mental do mundo físico mediante atividades de agrupamento, seriação, classificação e ordenação, indicadores de categorias de pensamento.
As características fundamentais da a Adolescência para Wallon são a crise da puberdade, o rompimento da tranquilidade afetiva, a nova definição da personalidade por conta da desestruturação devido às modificações corporais resultantes da ação hormonal, questões pessoais, morais e existenciais, e afetividade torna-se ...
Wallon propõe estágios de desenvolvimento, assim como Piaget, porém, ele não é adepto da idéia de que a criança cresce de maneira linear. ... A criança se desenvolve com seus conflitos internos e, para ele, cada estágio estabelece uma forma específica de interação com o outro, é um desenvolvimento conflituoso.
Os movimentos infantis são um tanto quanto desorientados, mas a contínua resposta do ambiente ao movimento infantil permite que a criança passe da desordem gestual às emoções diferenciadas. Essa é fase do desenvolvimento psicomotor que possui maior participação de elementos do arco-reflexos.
POR QUE AS CIÊNCIAS COGNITIVAS TÊM AJUDADO A COMPREENDER O SER HUMANO HOJE? ( ) Pelo interesse pelas informações produzidas pelo homem. ... A MAIORIA DAS CRIANÇAS DE QUATRO ANOS DE IDADE SE ENCONTRA EM UM PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO COGNITIVO CARACTERÍSTICO DO ESTÁGIO CHAMADO: ( x ) pré-operatório.
Os trabalhos de Vygotsky deram origem a uma linha de pensamento conhecida como teoria histórico-cultural.
A psicologia da educação tem esse papel essencial de verificar os conhecimentos proporcionados pela psicologia científica. A partir disso, determina quais são os mais importantes para compreender o comportamento das pessoas no ambiente educacional. Assim, é possível intervir nesse ambiente para gerar melhorias.
A importância do estudo do desenvolvimento humano Estudar o desenvolvimento humano significa conhecer as características comuns de uma faixa etária. Planejar o que e como ensinar implica saber quem é o educando. Existem formas de perceber, compreender e se comportar diante do mundo, próprias de cada faixa etária.
O desenvolvimento afetivo, social e físico das crianças de pouca idade tem um impacto direto em seu desenvolvimento e na pessoa adulta que elas se tornarão. Por isso a importância de entender bem a necessidade de investir nas crianças bem pequenas para maximizar seu futuro bem-estar.