Apesar da ventosa não ser parte da quiropraxia, é uma técnica bastante usada para alívio das tensões musculares - porém têm contraindicações. É preciso uma avaliação adequada. Ela não é usada na coluna vertebral, e sim na musculatura.
Para que a terapia de ventosas é usada? “Geralmente, ela é usada para tratar a dor crônica – dor nas costas e dores de cabeça, em particular”, aponta Parikh. “Ela serve para livrar a dor musculoesquelética, que muitas vezes é uma manifestação física do estresse crônico”, acrescenta.
É comum vermos as marcas da ventosa, elas são visíveis e saem depois de uma semana de aplicação. Por isso a aplicação da ventosa é recorrente, ou seja, o terapeuta aplica a ventosa a cada semana até as marcas irem clareando.
Cada sessão dura de 25 a 30 minutos, e podem ser feitas duas vezes por semana ou até mesmo diariamente, dependendo da seriedade do caso. As marcas circulares vermelhas causadas pela terapia desaparecem em até 48 horas, e aconselha-se a evitar a exposição ao sol durante este período.
A ventosa é uma excelente ferramenta e não há contraindicações para o uso diário; salvo quando há problemas circulatórios, feridas no local e alguma outra comorbidade que possa dificultar a cicatrização, como a diabetes, por exemplo.
Embora seja relativamente seguro, o tratamento com ventosaterapia possui algumas contraindicações e, por isso, não deve ser aplicado em pessoas que apresentam:
A massagem com ventosas se mostra eficaz na redução de medidas, porque atua diretamente na gordura localizada, como o culote, por exemplo. Esse procedimento estimula o próprio corpo a limpar a circulação e a eliminar o tecido adiposo que está sobrando e formando a gordura localizada.
?A Ventosaterapia é aliada das gestantes na diminuição dessa dor , pois aumentam o fluxo sanguíneo da região, gerando relaxamento muscular e diminuição dos pontos de tensão, causando alívio e sensação de bem estar durante toda a gestação.
DIAGNÓSTICO POR VENTOSATERAPIA • Reação esparsa: significa que há pouca quantidade de sangue tóxico gelatinoso granulado acumulado. Febres e estados de baixa imunidade. DIAGNÓSTICO POR VENTOSATERAPIA • Reação puntiforme: significa que há grânulos grandes de formação de sangue gelatinoso.
No entanto, existem outras formas simples de eliminar este tipo de mancha roxa, que podem ser:
O que fazer para desinchar o rosto
Para aliviar a dor, o médico pode realizar a descompressão, que permite que o sangue subjacente seja drenado, aliviando a pressão e dor para a área. O médico pode utilizar um dos seguintes métodos de descompressão para drenar o hematoma: Cauterização.
Quando o hematoma não é tão profundo e nem tão grave, ele some sim espontaneamente, sem que seja preciso um tratamento com remédios, pomadas. Já quando é um caso mais grave, quando passa um tempo e é perceptível que não vai sumir, é necessário que se procure um médico e ele receite o que é mais adequado.
De uma maneira geral, a compressa feita com gelo é mais indicada em casos de traumatismo provocado por quedas ou pancadas. "A ação anestésica do gelo ajuda a evitar que o inchaço e o hematoma na região machucada fiquem muito grandes.
Para que o hematoma fique bem escondido, comece passando um corretivo mais claro do que o seu tom natural de pele. Usando os dedos ou uma esponja para maquiagem, passe o suficiente para cobrir toda a área afetada com batidas leves. Um corretivo com base amarela pode anular o tom azulado do hematoma.
Amarelo: Finalmente, a reta final do hematoma está próxima. De verde, a contusão passa a ter uma cor amarelada. Isso se dá pela decomposição final da hemoglobina, chamada bilirrubina. Isto acontece de forma muito rápida.
Sim , é normal na região do corte ficar roxo e dolorido. Caso isso acontece nos primeiros dias pós cirurgia pode fazer compressas de geladas e com o tempo irá desaparecer.