O exame da albumina é solicitado pelo médico para avaliar o estado nutricional da pessoa e auxiliar o diagnóstico de doenças renais e do fígado, além de ser solicitado antes de cirurgias para verificar a condição geral da pessoa e avaliar se é possível realizar o procedimento cirúrgico.
A albumina é uma proteína produzida naturalmente pelo fígado humano, mas que também pode ser encontrado em alta quantidade no leite e na clara do ovo. Sua principal função é manter constante os níveis de líquido nos vasos sanguíneos.
A albumina humana tem sido usada para repor a perda de proteínas. Tal pode resultar na mobilização do líquido do edema de volta para a circulação sanguínea, possibilitando que seja excretado pelos rins. A albumina humana pode ser administrada sozinha ou em combinação com um diurético.
A paracentese é realizada pelo médico, e o procedimento envolve os seguintes passos:
Gradiente albumina sérica e albumina do liquido ascítico (GASA) - O GASA é a diferença entre a albumina do soro e a albumina do líquido ascítico, os parâmetros devem ser colhidos simultaneamente. Relevante no auxílio do diagnóstico etiológico da ascite.
O GASA é a diferença entre a albumina do soro e a albumina da ascite, por isso, deve ser colhido simultaneamente (Tabela 3). Frasco com metade álcool, metade líquido ascitíco e encaminhar para anatomia patológica.
Cuidado com a ingestão de líquidos! Doença que tem como principal característica a incapacidade do coração de bombear sangue de forma suficiente para suprir as necessidades de nutrientes e oxigênio dos tecidos e outros órgãos do corpo,1 a insuficiência cardíaca tem como destaque um sintoma: a retenção de líquidos.
Não há como prevenir o aparecimento da ascite, uma vez que ela surge como consequência de uma enfermidade previamente instalada. O que se pode fazer é evitar o contato com essas doenças ou, então, adotar medidas para evitar o agravamento do quadro de ascite.
5 DICAS PARA COMBATER O INCHAÇO ABDOMINAL