*** Simbolicamente, o quiabo e o vinho tinto representam sabedoria, força interior para superar as dificuldades da vida, atrair soluções, elevação da espiritualidade, justiça e muita prosperidade (energia de Xangô, São Pedro em ação). Macere bem as rodelas do quiabo juntamente na água com o vinho até fazer uma espuma.
Voce sabia que o quiabo não é só ofertado a Xangô? Alimento que na verdade é do culto de Egungum, porém é muito utilizado no culto de vários Orixás como; Òrò (Baba-Eègun) para favorecimento em qualquer assunto, fazer justiça, exemplar os perversos e injustos.
Com os quiabos picados, todas as rodelas devem colocadas na vasilha de ágata, junto com a água, o vinho e o açúcar. A mistura é então batida com as próprias mãos até que espume, transformando-se no que se chama de Ajebó. Enquanto bater o quiabo com as mãos, converse com o Orixá.
Ajebo ou Ajébo: comida-ritual do orixá Xangô Ayra. É preparado com seis ou 12 quiabos, que devem ser cortados em "lascas" e, em seguida, batido com três claras de ovos até formar uma musse. Depois, deve-se regar a mistura com gotas de mel de abelha e azeite doce.
Modo de fazer: Corte os quiabos em rodelas finas, coloque na tigela com água, ponha um pouco de mel e um pouco de azeite por cima e mexa com as mãos até que se forme uma baba viscosa, enquanto estiver amassando com as mãos vá pedindo o que se quer à Xangô, Depois coloque em um lugar alto .
Ajebó é o nome da espuma que o quiabo produz quando misturado a água, e vai designar também certas firmezas feita ao orixá Xangô. Xangô é um pai zeloso e não aceita injustiça com seu filhos.
Dança: Alujá, a roda de Xangô. São vários toques que falam de suas conquistas, seus feitos, suas mulheres e seu poder e domínio como Orixá. Animais associados a Xangô: Cágado, Falcão, Águia, Carneiro e Leão.
Firmeza Simples de Xangô Pegue uma vela marrom, uma branca e uma vermelha e envolva-as com as fitas amarrando-as junto. Acenda as velas e faça uma prece de coração, pedindo o amparo do Orixá Xangô nas suas necessidades, que ele afaste a injustiça, a calúnia e a difamação.
A celebração ritual do Amalá de Xangô consiste na oferenda à divindade de duas iguarias de sua predileção que são o Beguiri e o Amalá. Beguiri: iguaria elaborada com quiabo, castanha, amendoim, camarão e carne bovina, fartamente regado com azeite de dendê e temperado com pimenta, sal, cebola e cebolinha.
AMALÁ PODEROSO PARA XANGÔ Corte a cebola. Refogue a cebola no dendê, cozinhando os quiabos e os camarões. Coloque na gamela, fazendo seus pedidos de justiça, de proteçâo, de dinheiro. Regue com um pouco de azeite de dendê, e acenda em volta, em forma de círculo, as seis velas vermelhas.
Fazendo o Amalá para o Senhor da Justiça
As frutas são: jaca, cajá, carambola, morango, amora, mamão, romã e maracujá. É considerado o senhor das doenças, rege o campo santo entre o material e o espiritual.
Xangô – Cravos rajados, Monsenhor amarelo, Espirradeira. Ogum – Cravos vermelhos, Palmas vermelhas e Palmas branca, Crista-de-galo, Açucena rajada. Nanã – Verbena, Flores do campo, Dálias, Manacá, Crisântemos.
Cavalinha – Milho-de-cobra: Aplicada nas obrigações de cabeça, nos abô e como axé nos assentamentos dos dois orixás. Não possui uso na medicina popular. Eritrina – Mulungu: Tem plena aplicação nas obrigações de cabeça e nos banhos de limpeza dos filhos de Xangô.
Xangô a divindade que assusta até o gato. AVE : Galo Branco. Vermelho. BEBIDA : Água mineral, água de coco, cerveja preta.
As cores do orixá são branco, vermelho, marrom e azul. A preferência é para o branco de Xangô; no entanto, o uso das cores depende um pouco dos gostos e dos objetivos de cada um.
Xangô
Xangô
Ficou curiosa? Então, conheça o Orixá de cada signo
Xangô
Os filhos de Iansã normalmente são pessoas com um magnestismo pessoal muito forte, com postura alongada e imponente. Carismáticos e fortes, atraem o olhar por onde vai, e eles adoram essa atenção toda ao seu redor, pois gostam de ser paparicados e elogiados.
“Oh Mãe Iansã, que sois mais forte que as torres das fortalezas e a violência dos furacões, fazei que os raios não me atinjam, os trovões não me assustem e o troar dos canhões não me abalem a coragem e a bravura, Ficai sempre ao meu lado para que eu possa enfrentar de fronte erguida e rosto sereno todas as tempestades ...